Noviço José Mendonça de Freitas Belim – 17-07-1969

 

O noviço José Mendonça de Freitas Belim nasceu a 26 de Fevereiro de 1950, em Machico, Madeira.
Foi recebido postulante a 28 de Junho de 1968, na casa de Coimbra, e foi recebido noviço a 28 de Setembro de 1968.
Faleceu a 17 de Junho de 1969, por congestão e afogamento, na Ria da Costa Nova, Ílhavo.
Segundo um dos seus colegas, o Belim possuía uma grande força de vontade e um carácter algo rígido e duro que o levava, por um lado, a ser exigente consigo próprio no cumprimento dos seus deveres mas, por outro lado, provocava alguns atritos na relação com os colegas. Tinha uma personalidade muito vincada e decidida. Mas era sociável, e de relação fácil e aberta com as outras pessoas .
O autor destas linhas viveu com o Belim três anos em Coimbra, de 1964 a 1967, e recorda-o como um adolescente simples, alegre e bem disposto.

Pensamento do Padre Dehon

“Sede simples como as pombas (Mt 10, 16).
A pomba servia para o sacrifício na antiga Lei. Era oferecida para resgatar as crianças apresentadas no Templo. A pomba é um símbolo gracioso, um distintivo de simplicidade, de pureza, de doçura. O olhar da pomba é puro, direito e firme. Como o da alma simples. E fixo e não se detém sobre múltiplos objectos. O esposo diz à esposa do Cântico: Os teus olhos são olhos de pomba (Cant 1, 15). Assim a alma simples vai direita a Deus em tudo, sem mistura de olhares humanos, de raciocínios interesseiros. Também o nosso olhar deve fixar-se unicamente no Coração de Jesus, a fim de fazermos tudo por seu amor, para agradar-Lhe, consolá-l’O e oferecer-lhe as nossas reparações” .

[ Fernando Fonseca, scj ]

plugins premium WordPress