Print Friendly, PDF & Email

“Mudam–se os tempos, mudam–se as vontades. Todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”. Assim sucedeu na Paróquia de Santo Isidoro de Eixo, no passado dia 8 de Outubro.

Sob a Presidência do Bispo de Aveiro, D. António Francisco, e com a presença do Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, do Pároco cessante e Superior da Comunidade de Aveiro, Pe. José Armando, da restante comunidade da casa do Noviciado (Pe. Agostinho Basílio Mendes, Diácono Amadeu Teixeira e Noviços Tiago e Joaquim) e de Monsenhor João Gaspar, Vigário Geral da Diocese, tomou posse o Padre Francisco Manuel Costa, como novo Pároco.

Inserida na Eucaristia da Comunidade, a tomada de posse revestiu–se de enorme significado não só pela simpática e sempre fraterna presença do nosso Bispomas, e sobretudo, pela forma carinhosa com que a comunidade Paroquial viveuesta festa, mostrando o seu apreço pela presença Dehoniana no seu meio. O Bispo de Aveiro, na sua homilia, agradeceu o trabalho levado a cabo pelo Padre José Aramando e incentivou a comunidade a acolher o Pe. Francisco Costa que “no fulgor e na força da sua juventude” vem para servir de forma gratuita e generosa a Comunidade. No final, o Pe. José Armando agradeceu a disponibilidade e o carinho dispensado pela comunidade ao seu trabalho e o Pe. Francisco Costa, para além de agradecer a simpática recepção da comunidade afirmando a sua total disponibilidade para a servir, manifestando, à imagem do Padre Dehon, o seu “ Ecce Venio”.

O Pe. Francisco Costa junta–se assim ao número dos sacerdotes Dehonianos que ao longo dos últimos anos serviram a paróquia de Eixo. O primeiro Pároco Dehoniano, de saudosa memória, foi o Pe. Constantino Mota, seguindo–se o Pe. João Nóbrega, o Pe. António Correia, o Pe. José Andrade e o Pe. José Armando.

Após a Celebração da Eucaristia a Comunidade juntou–se na Casa Paroquial para um momento de confraternização a volta da mesa preparada pela Comunidade Paroquial, onde não faltaram as cantigas.

Tiago Pereira