Novos missionários chegam a Angola

▬ Há muito que se esperava pela chegada de mais gente para a missão de Angola. Desde o passado sábado, 4 de Outubro, que esse sonho se tornou realidade. Fica o dia de S. Francisco de Assis, padroeiro da diocese de Viana, marcado na crónica da Missão e na nossa experiência de 2 anos de «estágio de vida religiosa» neste país.
Em breves instantes muito se foi vivendo. E os poucos quilómetros que separam o aeroporto da Casa Padre Dehon deram-nos um reflexo do trabalho próximo que somos chamados a fazer. Fomos enviados não em nome próprio, pois somos o rosto, ainda que bastante jovem e de pouca experiência, de um Cristo universal a que todos têm direito a conhecer e dever de partilhar.
Somos o David e o Flávio, de proveniências diferentes, Baltar (Porto) e Porto da Cruz (Madeira), mas já desde o seminário de Coimbra pertencemos à mesma turma de formação (passando pelo postulantado, noviciado e escolasticado). É complementar a essa mesma formação como religiosos de votos temporários o desafio missionário “ad gentes” e, no nosso caso, a nova missão de Angola, a qual foi aceite com alegria e entusiasmo, porque acreditamos na própria experiência de S. Paulo, que diz: «tudo posso naquele que me dá força» (Fil 4,13.).
Concretamente, o David irá em breve juntar-se à missão do Luau, diocese de Lwena. Será mais um agente pastoral ao serviço da Igreja local, que tem muitas carências devido ao prolongar da guerra, e na promoção humana, pois muitos dos seus habitantes estão na condição de refugiados. O Flávio permanecerá na comunidade de Viana, Km-9, e dará apoio à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da qual fazemos hoje memória, e às suas imensas comunidades de fé.
Da nossa parte agradecemos a oportunidade de fazer esta experiência cá, em Angola. E daqui, esperamos corresponder da melhor maneira, pois «Deus brindou a juventude com os elementos que servem para os grandes ideais: entusiasmo, força, generosidade» (Padre Dehon). Agradecemos também a todos os que nos incentivam e que rezam por nós e pelo trabalho que iremos desemprenhar. E que Maria, Mãe de Deus e Rainha das Missões, nos acompanhe a todos a viver este mês com especial espírito missionário.

» David Mieiro, scj • Flávio Gouveia, scj

plugins premium WordPress