Aveiro, Casa do Sagrado Coração de Jesus, 20 de Agosto de 2008, 12 horas. Durante a oração da Hora Intermédia, o Superior Provincial aceitou quatro novos Noviços na Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus: o Delfino, o Rui e o Alexandre, provenientes do Centro Dehoniano, no Porto, e o Pedro, vindo do Instituto Missionário, em Coimbra. Cerimónia simples e significativa deste início do ano canónico do Noviciado: diálogo com os candidatos, homilia sobre o sentido do Noviciado, oração de compromisso e aceitação dos novos Noviços, assinaturas no livro de registos, entrega da Regra de Vida e do Itinerário Formativo do Noviciado, abraço da paz e apresentação do símbolo que os Noviços escolherem para este ano, à luz do lema do próximo Capítulo Geral “o amor de Cristo nos impele..:”. Seguiu-se um almoço simples e fraterno.
Com o apoio da comunidade religiosa do Noviciado, em particular do Mestre de Noviços, este ano terá como objectivo geral: “Formar ao seguimento de Cristo na forma da Vida Consagrada, para assumir a espiritualidade dos Sacerdotes do Coração de Jesus, vivendo as bem-aventuranças numa comunidade fraterna, para alcançar a estatura de Cristo, de coração aberto e solidário para a missão”. Na celebração estiveram ainda presentes o Padre Fernando Gonçalves, de Coimbra, e o Diácono Max Atanga e Clérigo Igor, ambos da comunidade de Alfragide. Que o Senhor oriente os passos destes quatro Noviços ao longo da sua caminhada de Noviciado, assim como os Noviços Jorge e Antonino que fazem a sua profissão religiosas a 14 de Setembro!
A parte da tarde foi passada em Almalaguês, nos arredores de Coimbra, em oração solidária de acção de graças, nas exéquias do senhor Abílio Rodrigues da Fonseca, irmão do nosso Mestre de Noviços, que falecera na véspera. Estavam presentes muitos amigos e familiares do Padre Fernando e alguns confrades vindos de Lisboa, de Coimbra e de Aveiro e do Funchal. Na celebração, foi lembrada a mensagem solidária que o Superior Geral enviou ao Padre Fernando Fonseca. Que o Senhor acolha o nosso irmão Abílio na sua comunhão e conforte na esperança os seus familiares, em particular o Padre Fernando!
| Manuel Barbosa, scj |