O caminho faz-se caminhando

A nossa caminhada a Santiago teve como ponto de partida uma celebração de envio realizada na noite do dia 6 de Abril onde estiveram presentes o Pe. João e os Postulantes Dehonianos: Luís Mouta, João Paulo, Carlos Araújo e Daniel de Matos.

No dia seguinte logo pela madrugada, ainda muito sonolentos e de mochilas, saímos com o Pe. João e com o diácono Jorge no carro de apoio com destino a Valença, onde demos inicio à nossa "aventura" com uma pequena oração. O percurso deste dia terminaria em Redondela e constava de 34 Km. O trajeto foi feito sem grandes dificuldades, inclusive a tão afamada reta de Porriño. Ao chegar ao albergue conhecemos algumas pessoas de Sobrado, de Braga, de Setúbal e do Brasil.

No segundo dia tínhamos como destino Briallos, um percurso de 37 Km. Neste dia, sendo a caminhada mais longa e como já estávamos cansados, o percurso foi feito com alguma dificuldade. Quando estávamos quase a desfalecer, o Carlos pagou, uma bela e fresca Estrela Galícia a todos e logo nos refizemos!!! À chegada ao albergue celebrámos a Eucaristia. À noite, o pequeno grupo de portugueses que aí se encontrava teve um momento de confraternização e partilha.

No dia seguinte, depois de muita “música” noturna, partimos com destino a Padrón. Neste dia vimo-nos privados da companhia de um dos Postulantes devido à uma pequena lesão, que o impossibilitou de caminhar connosco. Apesar de termos menos quilómetros para percorrer, não foi fácil concluir a caminhada por causa do cansaço acumulado dos dias anteriores. Quase ao chegar ao albergue conhecemos um croata que apesar de não falar nem português, nem inglês, nem francês, entusiasmou-nos com a sua alegria e com o facto de constantemente gritar “SUPA”. Também conhecemos um coreano que nos cantou, de cor, uma música do Rui veloso: “Anel de Rubi”. Já no albergue celebrámos novamente a Eucaristia com a participação de outros peregrinos. Após o jantar houve um momento de convívio.

No quarto dia partimos com destino a Santiago. O grupo estava, de novo, completo; e sendo que era o último dia de caminho, o percurso era mais curto mas o ânimo e o entusiamo de concluir esta nossa aventura era maior. Chegámos a Santiago por volta das 3 da tarde, hora local. À chegada fizemos uma oração no quilómetro 0 agradecendo a Deus pelo caminho percorrido, e em seguida visitámos a Catedral cumprindo os rituais típicos dos peregrinos de Santiago. Às 19h30 participámos na Eucaristia do Peregrino, na Catedral.

No último dia tivemos a manhã livre para descansar e passear pela cidade. Após o almoço regressámos ao Porto.

Este ritmo de caminho só foi possível porque tínhamos um infalível ponto de apoio prestado pelo Diác. Jorge e pelo João Paulo. Foi também em nome deles que fizemos este caminho.

Nos três dias e meio que durou esta caminhada fica-nos na memória o convívio, os momentos de partilha, de oração, de reflexão, as risadas, as cantorias, que nos levaram a uma maior intimidade com Deus. Para nós, Postulantes, foi um desafio, uma oportunidade de crescimento, para melhor discernirmos o grande caminho que o Senhor nos chama a seguir.

 

 

Luís Mouta, Daniel Matos, Carlos Araújo (Postulantes Dehonianos)

plugins premium WordPress