O entusiasmo missionário comunica-se e expande-se

No passado dia 25 de outubro, às 21 horas, no Seminário Missionário Padre Dehon (Rio Tinto), realizou-se um encontro de partilha missionária dos voluntários dehonianos que este verão foram a Angola. 

O padre António Loureiro, superior do Seminário e responsável pelo acompanhamento da Associação dos Antigos Alunos, o Armindo Pinto, polícia reformado e antigo aluno, o José Sobral, professor reformado, e a Marta Bessa, advogada. Estes são os nomes dos missionários que, durante o mês de setembro, se lançaram numa aventura missionária a Angola e que deram o seu testemunho.

Coube ao padre Antonino Sousa abrir o encontro e fazer a apresentação dos convidados, na sala padre Dehon, que contava com a presença de mais de 30 espectadores, entre benfeitores e amigos do seminário ou simples interessados no tema. A partilha missionária começou com a apresentação de um vídeo que mostrava todo o processo de construção do parque infantil, ao longo do mês de estadia em Angola.

Na sua partilha, os missionários frisaram que gostaram muito de realizar esta experiência. Eis algumas das afirmações que se puderam escutar: “tivemos de ultrapassar as barreiras da nossa vida” (padre Loureiro); “as pessoas eram acolhedoras, dando-nos o que lhes fazia falta” (Marta); “vi pessoas que eram felizes com nada”. Além disso, dentre as muitas situações engraçadas que vivenciaram, os voluntários disseram que esta missão mudou algumas coisas neles, a saber: “o sentido básico de necessidade”; “passei a rezar as laudes que não era um hábito meu” (Marta); “eu era um medricas e não sabia que isto era assim. Que forma bonita de mostrar o rosto dos Dehonianos”.

Prolongando-se durante uma hora, a sessão terminou com os voluntários a expressar que” sentiram Deus nesta missão”. Não deixaram de agradecer a todos os presentes e pediram ajuda para poderem voltar a realizar esta experiência para o ano.

Nuno Gomes, seminarista do 11º ano

 

[FAG id=11627]

plugins premium WordPress