O Passeio da liberdade

Os seminaristas e seus pais, familiares e amigos, e a comunidade religiosa do Seminário Padre Dehon aproveitaram o dia da liberdade para o seu passeio anual. Às oito horas, reunimo-nos na capela do seminário para celebrar a eucaristia. De seguida, saímos rumo ao Museu do Caramulo. Tivemos a oportunidade de observar diversas obras, desde quadros de Pablo Picasso e Salvador Dalí a estátuas e utensílios antigos. Mas o melhor estava para o fim. É que o Museu do Caramulo é conhecido pelos seus carros antigos, e como se podia esperar, havia de tudo: carros de corrida, motas, tanques, bicicletas, etc… E tudo isto em funcionamento.

Quando acabamos a visita ao museu, dirigimo-nos ao Caramulinho, onde, após uma subida sinuosa, pudemos avistar uma bela e larga paisagem, sob um imenso céu azul. Pudemos tirar muitas e boas fotografias, para mais tarde recordar!

O almoço partilhado deu-se em S. João do Monte, uma freguesia no coração do Caramulo, que possui uma extraordinária praia fluvial e um parque de merendas bem arranjado. A grande dificuldade aqui foi conseguir encontrar gelados. Ao que parece, o gelado é algo que só se consome nos meses de verão.

De seguida, fomos a Vouzela, subindo primeiramente ao miradouro da Senhora do Castelo. Aí, no topo do monte, com uma capela que é santuário jubilar, pudemos contemplar mais um admirável cenário. Depois, descemos à vila para tomar café e saborear a doçaria tradicional, antes de regressar ao Seminário.

Abel Soares, seminarista do 8º ano

plugins premium WordPress