O que se tem feito pelo noviciado…

Passados dois meses desde as últimas comunicações da Comunidade do Noviciado (Aveiro) , surge agora mais uma rescaldo do que sem feito por estas bandas. Para além do banal que o dia-a-dia de um noviço, um mestre de noviços e dos dois párocos pode oferecer (vida paroquial, trabalhos internos, estudos do noviço, oração, etc…) destacam-se certos acontecimentos isolados como: a vivência do mês de Outubro, missionário e mariano, ao ritmo da comunidade paroquial; a passagem de vários confrades, em especial o nosso missionário e Superior do Distrito de Angola, Pe. Domingos – tendo conferenciado ao noviço; a presença alegre da família do Pe. Armando Baptista; a vivência da caminhada diocesana de Aveiro “na barca da Igreja eu sou…”  e também a Semana de Oração pelos Seminários; a celebração da Festa de Santo André, em Esgueira; participação na Ordenação Diaconal do nosso confrade e agora Diácono David Mieiro.

A parte disto, e com mais inclinação para aquilo que o noviço tem feito destacam-se dois grandes acontecimentos: a formação internoviciados, em Fátima e semana de encontro de noviços Dehonianos de Portugal e de Espanha.

De 13 a 15 de Novembro encontraram-se reunidos os noviços das várias Congregações presentes em Portugal, para ouvir de um “mestre da oração”, o carmelita Pe. Agostinho, algumas notas sobre a oração. Deste encontro resultam duas coisas: 1º independentemente da cor ou tipo de hábito, todos nós estamos em sintonia na oração e é ela um exercício indispensável; 2º as noviças eram uma maioria esmagadora.

Dia 24 de Novembro  foi e será um dia “histórico” para as Províncias de Portugal e de Espanha dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Nesse mesmo dia, até dia 30 de Novembro, realizou-se a semana de intercâmbio entre os noviços (3 da Venezuela que fazem o noviciado em Salamanca e um de Portugal)  das duas Províncias. Durante esta semana, “nosotros” e “nuestros hermanos”, reflectimos sobre a oração, tanto o generalíssimo como a especificidade do tema, em especial no nosso Venerável Fundador. Cinco dias, cinco oradores, três cidades, cinco temas da oração. Usando as palavras do mestre de noviços espanhol, “foi o início do que antecede a nossa realidade futura como Dehonianos”. A experiência pode ser resumida nas palavras dos noviços venezuelanos, que eu também subscrevo:

La experiencia vivida durante estos cinco días de encuentro de noviciados, ha sido de mucho valor para nosotros porque hemos encontrado gran riqueza en el compartir de las comunidades, en el intercambio cultural y sobre todo en la profundización de la oración y en la formación, donde ahondamos en el significado de la eucaristía, de la adoración, de la oblación  en la iglesia y en la espitualidad dehoniana.

Este primer encuentro nos ha permitido observar el deseo de las Provincias de lograr la internacionalidad, así como responder al llamado del Sint Unum de nuestro carisma. También hemos sentido el apoyo de parte del Padre Provincial Zeferino, quien nos acompañó esta semana y de cada de uno de los “confrades” con quienes compartimos. Agradecemos a la Provincia de Portugal, a la Comunidad de Noviciado de Aveiro, por su hospitalidad, acogida y las experiencias vividas. Que la virgen María Santísima nos guie en este camino que hemos iniciado. Un abrazo en el Corazón de Jesús

E assim se vive na Casa do Sagrado Coração!

António Silva, noviço Dehoniano

plugins premium WordPress