Ordenação presbiteral de Jorge Manuel Couto Gonçalves

É com muita alegria e gratidão ao Senhor que partilhamos a notícia da Ordenação Presbiteral do nosso Confrade Diácono Jorge Manuel Couto Gonçalves. A celebração acontecerá no próximo Domingo, dia 9 de Julho, pelas 16h00, na Sé do Porto. Nessa celebração serão ainda ordenados outros Presbíteros e Diáconos, da Diocese do Porto e de algumas Congregações.

No Domingo seguinte, dia 16 de Julho, também pelas 16h00, o então já Padre Jorge Couto celebrará “Missa Nova” na sua terra natal, Noura, Concelho de Murça, Diocese de Vila Real.

Agradecemos ao Senhor da Messe mais este dom que concede à nossa Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus e pedimos que nos acompanheis na oração e na amizade, neste momento particularmente feliz para todos nós.

Deixamos alguns dados biográficos do Diácono Jorge Couto.

 

JORGE MANUEL COUTO GONÇALVES, filho de Jacinto José Baptista Gonçalves e de Iracema de Jesus Couto Gonçalves, nasceu a 8 de Julho de 1988, na Freguesia de Noura, Concelho de Murça, Distrito de Vila Real.

Foi batizado a 21 de Agosto de 1988, na Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação de Noura, Arciprestado de Douro II, Diocese de Vila Real.

Foi crismado a 19 de Outubro de 2003, na Paróquia onde foi batizado.

Frequentou o Seminário Missionário Padre Dehon no ano letivo de 2002-2003, completando o 3º Ciclo do Ensino Básico. Prosseguiu a sua formação no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, onde residiu de 2003 a 2007.

Iniciou o ano de Noviciado, na Casa Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, a 20 de Agosto de 2007, realizando a sua Profissão Religiosa a 14 de Setembro do ano seguinte, na Igreja Paroquial de Santo André de Esgueira, na Diocese de Aveiro.

No Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, frequentou o Mestrado Integrado em Teologia, terminando a lecionação em 2016.

De 2010 a 2012, fez o seu Estágio de Vida Religiosa na Missão Dehoniana em Angola.

A 12 de Setembro de 2015, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, fez a sua Profissão Perpétua.

Foi instituído no Ministério dos Leitores a 14 de Março de 2015, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, e no Ministério dos Acólitos a 12 de Junho do mesmo ano, no mesmo Seminário.

Frequenta o Ano Pastoral no Seminário Maior da Diocese do Porto e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica no Porto, terminou a redação da Dissertação de Conclusão do Mestrado Integrado em Teologia, aguardando o agendamento da sua defesa.

Foi ordenado Diácono por Sua Eminência Reverendíssima, Senhor D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, no dia 27 de Dezembro de 2016, no Oratório Imaculado Coração de Maria, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.

Foi admitido à Ordenação Presbiteral pelo Superior Provincial, Padre José Agostinho de Figueiredo Sousa, com o consentimento do seu Conselho, na sessão 514ª do Conselho Provincial, a 22 e 23 de Maio de 2017, reunido na Comunidade Dehoniana Santo António, em Vila Real de Santo António, Algarve.

plugins premium WordPress