No próximo dia 29 de Maio, às 16.00 horas, vai realizar-se no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, a ordenação diaconal dos dehonianos Joaquim António Ferreira Magalhães e Ricardo Jorge Ribeiro Freire de Oliveira.
Esta celebração estava prevista como acção de graças pela Beatificação do Padre Leão Dehon, que foi adiada devido à morte de João Paulo II. De qualquer modo, teremos como intenção a acção de graças pelo carisma que o Padre Leão Dehon legou à Igreja (também no contexto da próxima Beatificação).
Estarão presentes na celebração os três Bispos dehonianos lusos: D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve (que preside), D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra do Heroísmo, e D. Alfredo Caíres de Nóbrega, Bispo de Mananjary (Madagáscar). Contaremos ainda com a presença de dois missionários: Ir. José Manuel Ferreira, de Madagáscar, e P. Manuel Domingos Pestana, de Angola.
Sendo uma celebração a nível de toda a Província dos Sacerdotes do Coração de Jesus, contamos com a presença de muitos confrades vindos das 15 comunidades, dos 8 noviços, dos seminaristas e seus familiares, de ex-dehonianos e antigos alunos, de familiares e amigos dos ordenandos, de membros da Família Dehoniana.
Anexo fórmula de oração, que poderá ser rezada durante esta semana por todos os que queiram comungar espiritualmente das intenções dos candidatos a diáconos.
Unido no Coração de Jesus, saudações fraternas e dehonianas.

P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj.

Deus, nosso Pai,
que ofereces a todos a vida como um dom
e nos chamas a responder ao teu amor,
vivendo-o e partilhando-o,
aceita as resposta destes irmãos,
o seu sim à tua chamada para o diaconado.
Renova-os com o teu Espírito
e torna-os sinal e profecia
da presença do teu Filho, Jesus Cristo, entre nós.
E que Maria, mãe de Jesus,
seja para nós luz e guia,
na transparência de uma vida doada e amada.
Amen.