Print Friendly, PDF & Email

O dia 27 de dezembro é, tradicionalmente, dia grande para a nossa Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos. E este ano não fugiu à regra!

Grande parte da Província reuniu-se no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, e tinha motivos para isso: celebrávamos o 53º aniversário da criação da nossa Província, o 73º da chegada dos primeiros Dehonianos a Portugal e o 38º da partida dos primeiros missionários da Província para Madagáscar; celebrávamos os jubileus de vida, de vida consagrada e de ordenação presbiteral; e, claro, celebrávamos a ordenação diaconal do Tiago Alexandre da Eira Pereira e do José Joaquim Mendes da Costa. Qualquer um destes era já por si motivo suficiente para celebrar; juntá-los todos aumentou significativamente o tom de gratidão e de emoção que marcou o nosso encontro fraterno.

O momento alto da festa foi, naturalmente, a celebração da Eucaristia com o rito da ordenação diaconal, presidida por D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, ele que era um dos jubilados, uma vez que celebrava 50 anos de vida consagrada. Estiveram a concelebrar os outros Bispos Dehonianos – D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, D. António Braga, Bispo Emérito de Angra, e D. Tomé Makhweliha, Arcebispo Emérito de Nampula, Moçambique, que tem estado entre nós por estes dias. Concelebraram ainda muitos padres e diáconos Dehonianos e numerosos padres e diáconos de diversas Dioceses e Institutos religiosos que quiseram associar-se a nós neste dia tão especial. Foram também muitos os familiares e amigos dos ordinandos e da Província, alguns vindos de bem longe, que marcaram presença, tornando pequeno o espaço do Oratório do Seminário para acolher tanta gente.

A este momento eucarístico seguiu-se um tempo de convívio e de partilha, à volta de outra mesa, onde não faltou o momento para homenagear os jubilados e os que acabavam de ser ordenados Diáconos, com entrega de algumas lembranças a marcar a efeméride.

Foi num ambiente familiar, de muita serenidade e alegria, que se fez a festa, agradecendo a Deus tantas graças e tantos dons que nos vai concedendo. Agradecemos, uma vez mais, todos os que participámos neste encontro, a hospitalidade e acolhimento da Comunidade do Seminário de Alfragide.

P. José Agostinho Sousa, scj

 

Ordenações Diaconais

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank