O Pe. Dehon integra um grupo escultórico, memorial do projeto educativo da APEL, patente no pátio coberto da escola, juntamente com São João Bosco, Ana Maria Rivier e a Madre Wilson.
Há 35 anos a APEL abriu as portas para acolher os alunos do Secundário (ou do Complementar como se designava na altura). A maior parte deles vinha das Escolas ou Colégios Particulares do Funchal: Colégio Infante D. Henrique, Escola Salesiana de Artes e Ofícios, Colégio Santa Teresinha e Externato da Apresentação de Maria. Depois de várias reuniões encontraram-se todos – direções e associações de pais dessas instituições – aqui na Quinta dos Saltos e acharam ser este o melhor local para a Escola que queriam fundar. Como memorial desses colégios, respetivos fundadores e ideários, a Escola da APEL fez erigir um grupo escultórico para que ainda hoje os mesmos fundadores possam acolher na APEL os alunos vindos de várias paragens, dando continuidade ao projeto das escolas parceiras e inspirando o seu novo trajeto pedagógico.
David Vieira, scj
Memória Descritiva
Grupo Escultórico: Projecto Eduactivo da Escola da APEL
Elementos formais: Cruz grega, coluna paralelepipédica, logótipo da APEL, dois jovens, João Bosco e uma criança, Maria Rivier, Leão Dehon e Maria Wilson.
Simbologia: Cruz grega na base – A Escola Católica
Coluna paralelepipédica – O Edifício Educativo da APEL
Logótipo da APEL – A Escola da APEL na atualidade
Dois jovens – Os alunos da APEL, comunidade educativa
João Bosco – A Escola Salesiana
Maria Rivier – A Escola da Apresentação de Maria
Leão Dehon – A Escola do Infante
Maria Wilson – A Escola de Santa Teresinha
O projeto da Escola da APEL fundamenta-se nos projetos educativos católicos e nasce como resposta à necessidade da existência de um ensino secundário católico competitivo e não alternativo, como direito dos pais e não como privilégio na Região Autónoma da Madeira.
A verticalidade do grupo escultórico corporiza o passado e o presente da nossa ESCOLA nas suas raízes que justificam opções que visam atingir padrões de qualidade e de excelência.Material = Betão branco
Localização = Pátio coberto da Escola
Escultor = Luís Paixão
Mecanismo rotativo = O grupo escultórico está ligado a um mecanismo que possibilita a sua rotação no sentido oposto aos ponteiros do relógio. Em cada 12 horas há uma rotação completa com 12 posições diferentes.
Inauguração = 19 de outubro de 2013, 35º aniversário do primeiro dia de aulas na APEL.