No próximo dia 5 de Junho de 2005, vai realizar-se a Peregrinação Anual da Família Dehoniana a Fátima, presidida por D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve. Terá como tema o lema proposta para a Beatificação do Padre Dehon: “Padre Leão Dehon, paixão por Deus, paixão pelo homem”.
De manhã participaremos nas cerimónias do Santuário. Alguns textos do Padre Dehon servirão de introdução aos mistérios do Rosário, que será rezado às 10.15 horas na Capelinha das Aparições. Seguir-se-á a celebração da Eucaristia no recinto do Santuário.
A parte da tarde será preenchida com uma sessão celebrativa no Centro Pastoral Paulo VI, entre as 14.30 e as 16.30 horas. A sessão iniciar-se-á com um pequeno filme sobre o início de pontificado de Bento XVI e a figura do Padre Dehon. Vários grupos paroquiais, missionários, dos seminários e da Família Dehoniana abordarão o tema da peregrinação através de canções, encenações e outras formas áudio-visuais. O Senhor Bispo do Algarve, o Superior Provincial e alguns missionários de Madagáscar e de Angola, presentes na sessão, dirigirão aos peregrinos breves mensagens e testemunhos.
Terminaremos o dia da peregrinação participando na bênção e procissão do Santíssimo, às 17.30 horas.
Entre outros materiais à disposição dos peregrinos, estará patente ao público no hall do Centro Pastoral Paulo VI uma grande exposição sobre o Padre Dehon, a espiritualidade dehoniana, a Província Portuguesa e a Família Dehoniana, intitulada “Com Leão Dehon, profetas do amor e servidores da reconciliação”.
Estarão presentes em Fátima alguns milhares de peregrinos dehonianos, que se juntarão a tantos outros peregrinos, em particular da Família Redentorista e da Diocese do Algarve.
Na véspera do dia da peregrinação estarão já em Fátima muitos peregrinos da Família Dehoniana. Destaco a presença de uma centena de jovens da Paróquia da Boavista do Porto e da Juventude Dehoniana da zona norte, que terão um dia de caminhada e de celebração da fé.

| Manuel Barbosa, scj |