Print Friendly, PDF & Email

▬ Fim de festa! Desta vez a expressão assenta que nem uma luva à Peregrinação da Família Dehoniana a Fátima, realizada no passado dia 12 de Julho. De facto, ela constituiu a última grande actividade da nossa família neste ano pastoral.
Não costuma ser nesta data. Mas a marcação das Eleições para o Parlamento Europeu para o primeiro Domingo de Junho levou-nos a fazer esta alteração. E isso fez com que este ano a participação não fosse tão grande como habitualmente. Mesmo assim, fomos muitos os que estivemos em Fátima, em representação de Paróquias, Grupos Missionários, Seminários e casas de Formação, Colégio, Obra ABC, ALVD, Missionários em Angola e Madagáscar…
Foi bonita a festa! Foi bom termos começado por rezar o terço orientado pelo novo Superior Provincial e pelo Superior Provincial cessante. Foram os mesmos Padre Zeferino Policarpo e Padre Manuel Barbosa que ficaram a ladear o Presidente da celebração eucarística, o sempre amável D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que não deixou de destacar a nossa presença na referida celebração internacional.
A tarde foi passada, como habitualmente, no Centro Pastoral Paulo VI. Tendo a Peregrinação por tema “Em Fátima, peregrinos com São Paulo”, foi com naturalidade que começámos por dar particular destaque ao Ano Paulino há bem pouco findo. A palavra de saudação do Superior Provincial, a projecção de um power point alusivo ao pensamento de São Paulo e do Padre Dehon e uma bela e bem cuidada encenação também sobre São Paulo deram o mote para o resto da tarde. Pelo palco do Centro Pastoral Paulo VI ainda passaram outras projecções acerca de São Paulo, dos 50 anos do Colégio Infante, da actividade da ALVD, da nossa Missão em Angola; houve tempo ouvir testemunhos dos nossos missionários em Angola e em Madagáscar e para escutar as canções que a banda composta por religiosos estudantes de Alfragide e outros confrades nos foi oferecendo ao longo da tarde. Tudo isto foi decorrendo sob a apresentação e coordenação do Padre José Agostinho, Presidente da Comissão Provincial para a Pastoral Paroquial, que habitualmente organiza a Peregrinação Dehoniana. Terminada a sessão, fomos todos convidados a regressar ao recinto do Santuário, a fim de participar na Procissão do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Superior Provincial. E com esta chegava ao fim mais uma Peregrinação Dehoniana a Fátima. Para o ano há mais, se Deus quiser, provavelmente na data habitual, o primeiro Domingo do mês de Junho.

» José Agostinho F. Sousa, scj