Print Friendly, PDF & Email

Realiza-se de 3 a 10 de Agosto de 2014, em Portugal, o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana que congregará mais de 120 jovens provenientes de Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Ucrânia e Eslováquia. De Portugal participarão cerca de 35 jovens provindos dos Centros Regionais da Juventude Dehoniana dos Açores, Madeira, Porto e Lisboa, bem como os seminaristas Dehonianos das etapas mais avançadas. Uma vasta equipa de religiosos Dehonianos da Província ligados essencialmente à Pastoral Juvenil e Vocacional tem vindo a preparar o Encontro que conta também com a intervenção e colaboração de vários leigos nas conferências, workshops, visitas guiadas, momentos culturais, etc.

Este tipo de encontros já se realizaram em diversos países da Europa, umas vezes coincidindo com a Jornada Mundial da Juventude, quando esta se realizou na Europa, outras no tempo que medeia as Jornadas Mundiais. Nos moldes actuais, é a primeira vez que Portugal acolhe o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana.

“ A Paz é contigo! – Profetas do amor e servidores da reconciliação” é o tema que irá presidir ás diversas actividades e dinâmicas de reflexão, meditação, oração, convívio e momentos culturais que marcarão o decorrer do Encontro.Ao longo destes dias os jovens irão refletir sobre a construção da Paz, lembrando o centenário do início da Primeira Grande Guerra, irão aprofundar o carisma Dehoniano na vertente da paz, do amor e da reconciliação e irão ser interpelados para uma proposta vocacional Dehoniana que leve a uma opção de vida.  

Nos primeiros três dias (3, e 5 de Agosto), o Encontro decorre no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide (Lisboa). Depois estarão dois dias (6 e 7 de Agosto) em Fátima de onde seguem para o Seminário Missionário Padre Dehon (Porto), com uma passagem pelo Instituto Missionário Sagrado Coração (Coimbra). Permanecem dois dias (8 e 9 de Agosto) no Porto e, por fim, regressam a Alfragide (dia 9 de Agosto), onde fará a avaliação da semana e a apresentação de conclusões. O Encontro termina com a “Eucaristia do envio”, presidida por D. Manuel Quintas (Dehoniano), Bispo do Algarve.

Zeferino Policarpo, scj

DOSSIER ]