Portugal vive-se no SMPD!!!

No passado dia 10 de Junho, o Seminário Missionário Padre Dehon (SMPD) acordou para festejos. Ao dia de Portugal, associámos o encerramento das actividades do ano lectivo e fizemo-lo com chave de ouro.

Pouco tempo antes do almoço, começaram a chegar os convivas para a boda. O tempo, algo taciturno e sombrio, não impediu as inúmeras actividades programadas para este evento. Por isso, rapidamente o cheiro aos grelhados ondulava pela atmosfera (opto por não descrever tudo aquilo que percorreu as nossas grelhas), enquanto os mais diligentes (as nossas Martas…) corriam entre a cozinha e a sala do festim, cuidando que tudo estivesse em condições.

O almoço foi um momento de convívio e de partilha, em que cada família deu daquilo que tinha e todos puderam comer até ficarem saciados.
Depois do almoço, o grupo dividiu-se em dois. Os seminaristas preferiram um jogo de futebol entre os mais novos e os mais velhos. Ao que parece, no final, o resultado permitiu que todos saíssem mais ou menos bem dispostos, lamentando apenas as bolas ao poste ou à barra, as quais poderiam ter ditado um outro resultado. O nosso campo já não está em bom estado, mas os artistas são sempre grandes artistas (não temos culpa que os Muse tenham preferido o Estádio do Dragão para actuarem).

Os pais preferiram uma agradável caminhada a pé até ao rio Douro. Também este um momento muito alegre, mesmo se, no final, as pernas já davam de si, especialmente para os mais incautos e menos dados a estas lides.

Tudo corria bem, porque, quando chegaram os caminheiros, também os craques já tinham tomado banho. Por isso, nem se perdeu tempo a esperar por quem quer que fosse. Começaram novamente os grelhadores a aquecer (a geena do fogo que nunca se apaga…). E mais carne no assador… E tudo voltou ao começo (agora com o tradicional caldo verde). Afinal tinham sobrado doze cestos…

Esta parte do lanche foi mais desenvolvida. Organizaram-se jogos tradicionais, com a participação de todos (pelo menos dos menos envergonhados). Houve uma sessão de karaoke (é pena que reine sempre a desafinação). Fez-se ainda uma apresentação das fotografias mais marcantes deste ano lectivo.

No final, terminámos o dia com a oração das Vésperas (os mais rigorosos dos leitores dir-me-ão que já não seria hora para esta oração) e uma foto de grupo, para a qual foi necessário cobrir as lágrimas que corriam pelos rostos mais sensíveis.

Enfim, um dia verdadeiramente em cheio… uma experiência forte de comunidade… Viveu-se Portugal no SMPD!

José Domingos, scj

plugins premium WordPress