Print Friendly, PDF & Email

▬ Teve lugar de 2 a 10 de Julho de 2009, em Colmenar Viejo (a 30 km de Madrid), o tradicional Encontro Mundial de candidatos à Profissão Perpétua. Fomos os dois candidatos – Ismael e Tó – com o Pe. Armando, nosso formador.
O encontro decorreu na comunidade claretiana onde funciona a Escola Regina Apostolorum que é uma “escola de Vida Religiosa” e de Formação Permanente. Éramos à volta de 45 candidatos, de 23 institutos, de 17 países, na sua grande maioria latino-americanos. Claro que os Dehonianos marcaram uma presença de peso, ao juntarem-se a nós o Eduardo e o Alfonso – nossos homólogos de Salamanca (Espanha).
Sem pretender ouvir algo novo, repassámos os temas centrais da Vida Consagrada: vocação, seguimento, carisma, comunidade, votos, caminho e missão. E até deu para um dia de deserto e para uma sessão à volta da fórmula e do ritual da profissão. Entre as exposições, as celebrações e a simples partilha de vida em grupo, tivemos oportunidade de nos (re)centrarmos para saborearmos melhor a etapa marcante e significativa que se aproxima.
Depois das calorosas despedidas e com o trabalho de casa marcado, regressámos a Lisboa. Após algum tempo de férias, se tudo correr como planeado, iremos aos lugares dehonianos na segunda quinzena de Agosto: Paris, La Chapelle, Saint-Quentin e Bruxelas. Nessa altura, juntam-se a nós os Jubilados, Pe. Manuel Barbosa e Pe. David (25 anos de sacerdócio), e o Rosário, benjamim dos Presbíteros da Província.
A Profissão Perpétua terá lugar no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, a 12 de Setembro, pelas 16h00. Rezem por nós e sintam-se convidados a participar desse dia de alegria para todos nós.

» Ismael José Marta, scj » António Pedro Monteiro, scj