Print Friendly, PDF & Email
Cerca de 50 religiosos e religiosas oriundos de 18 países reuniram-se no Seminário Claretiano de Colmenar Viejo, Madrid, para aí realizarem um tempo de estudo que serve, também, de preparação para a Profissão Perpétua. De Portugal estão presentes três religiosos (Nuno, Daniel e Mathias) da comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, mas muitos outros conhecem e falam o idioma de Camões. O encontro é promovido pelo Instituto Teológico de Vida Religiosa e pela Escuela Regina Apostolorum, ambos sediados em Madrid. Orientam-nos nessas formações a irmã María Luisa González e os padres Alejandro Carbajo e Carlos Martínez Oliveiras.

O encontro pretende dar a conhecer e aprofundar os núcleos fundamentais da vida religiosa, com grande destaque para a vivência dos Conselhos Evangélicos. Num ano especial, em que se comemora o Ano da Vida Consagrada, os participantes são desafiados a reler e a aprofundar a sua vida e vocação, para, assim, fortalecerem a sua entrega definitiva a Deus no serviço à Igreja através das respetivas Congregações a quem pertencem.

Pelos corredores do Seminário respira-se um enorme espírito fraterno onde a experiência inter-congregacional e cultural dão origem a um ambiente bastante sadio, e a oração, a meditação, a partilha e o convívio se tornam realidades plenamente vividas.

 

Nuno Pacheco, scj