Primeira Profissão em Aveiro

16 de Setembro de 2007, 15.30h. Igreja Paroquial de Esgueira, Aveiro. Os dois Noviços Igor André e Vítor Joaquim fizeram a sua Profissão Religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Presidiu o Superior Geral. Concelebraram o Assistente Geral da Congregação, o Superior Provincial da Província Portuguesa, o Vigário Geral da Diocese de Aveiro, um grande número de confrades vindos das várias comunidades e alguns sacerdotes diocesanos. Houve uma significativa presença de confrades e fiéis leigos, em particular familiares dos dois Noviços.
Logo no início da celebração, o Superior Provincial leu uma mensagem do Mestre de Noviços, que continua internado no hospital, felizmente em francas melhorias de saúde. Nela saudava todos os participantes nesta festa, em particular os dois Noviços que “acompanhou como irmão mais velho, no caminho do Noviciado. Foi um itinerário iniciado no meio de muito sofrimento, tendo também as suas alegrias e festas e que está a terminar no Calvário que estou a viver e que eles acompanharam e acompanham de muito perto”. Ainda nas suas palavras de agradecimento e de significado pelos momentos críticos de saúde que passou, afirma ter vivido estes dias como oblação dehoniana: “estive à beira do fundo abismo e a noite me envolveu; invoquei a Deus Pai e a vida… renasceu”.
No final da celebração, viveu-se com emoção o envio de dois missionários. O P. Pedro Coutinho para a Índia (deverá partir em finais de Outubro); o P. Joaquim António para Madagáscar (deverá partir dentro de dias). A presença do P. Pedro e do P. Joaquim, aliada à de outros missionários (P. José Diomário de Moçambique e P. Manuel Jardim de Madagáscar), lembrou-nos o sentido da nossa missão, sempre a partir da Eucaristia. Foi-lhes entregue a cruz dehoniana como símbolo deste envio em missão. (À mesma hora, no Centro de Espiritualidade Betânia, em Paredes, o P. Amândio Rocha, missionário em Angola, concelebrava com o Bispo do Porto e dava um testemunho missionário junto dos jovens dehonianos que aí celebravam as Valentíadas).
O dia terminou à volta da mesa em convívio fraterno, na casa do Noviciado. No final, os dois novos confrades Vítor Joaquim e Igor André expressaram a alegria por este dia e a união agradecida para com o P. Fernando Fonseca. Antes de partirem para Alfragide sob a condução do P. Saturino, com paragem prevista em Fátima, foram ao hospital visitar o Mestre de Noviços.
Damos graças a Deus por este dia, em que a Congregação foi enriquecida com mais dois membros e em que tivemos a graça da presença do Superior Geral, P. José Ornelas Carvalho, e do Assistente Geral, P. Cláudio Weber, em visita canónica à Província Portuguesa.

| Manuel Barbosa, scj |

plugins premium WordPress