Primeiro Dehoniano de Angola

Foi no passado dia 12 de Agosto, que na Província dos Camarões o primeiro noviço dehoniano do território de Angola fez a sua Profissão Religiosa. Bartolomeu é o seu nome. Um jovem, que encontrou na nossa Congregação – Sacerdotes do Coração de Jesus – uma ânsia que procurava há já alguns anos. Tudo começou, segundo afirma, pela devoção ao Coração de Jesus e à adoração Eucarística. De um simples livro velho, escrito por um sacerdote dehoniano, e que se encontrava algures no Seminário Maior de Luanda, começa a desabrochar os sinais da sua vocação. Essa flor foi crescendo e uma nova pétala nasceu. Começa uma nova página do seu próprio livro e do livro desta que é a nossa Missão em Angola. Recordo que foi precisamente no ano 2004 que chegavam a Angola os nossos primeiros missionários, Padres Joaquim Freitas, Domingos Pestana, Maggiorino Madella e Vincenzo Rizzardi e hoje, com a graça de Deus, temos o nosso primeiro confrade dehoniano natural de Angola.

Dada a distância e a impossibilidade de um maior número de missionários estar presente neste grande acontecimento, o representante pelo território para a Primeira Profissão do Bartolomeu foi o Pe. Max Atanga, que actualmente pertence à comunidade da Casa Padre Dehon, Km9, Viana.

Dizia no dia 24 de Agosto o jovem Bartolomeu, num convívio preparado pela comunidade da Casa Padre Dehon: “Todos me perguntavam: Bartolomeu, não virá nenhum convidado teu para a primeira profissão? Eu apenas respondia: Aguardai. Ireis ver! E quando o Superior Provincial dos Camarões me disse que o delegado do território de Angola estava a caminho do noviciado, fui chamar os meus colegas para que eles ouvissem o comunicado que estava a ser feito. Foi com muita alegria que vi o Pe. Max Atanga, em representação de todos os religiosos que trabalham na Missão de Angola, presente na minha Primeira Profissão”.

As datas significativas para nós, território de Angola, devem ficar registadas, e o dia 12 de Agosto do ano 2011, foi e será para nós motivo não só de alegria, mas também de louvor e gratidão ao Senhor por continuar a enviar operários para a Sua messe. E, por isso mesmo, como confrades que trabalhamos neste projecto que a Igreja nos confiou, damos asnossas boas vindas ao nosso primeiro religioso do território de Angola, Bartolomeu. Neste momento está entre nós para umas merecidas férias e regressará aos Camarões em meados de Setembro a fim de iniciar uma nova etapa, os estudos teológicos, juntamente com aqueles confrades com quem fez este último ano de caminhada.

 

Igor André Barbosa, scj

plugins premium WordPress