No dia 14 de Setembro, festa da Exaltação da Santa Cruz, fizeram a sua Primeira Profissão Religiosa Jorge Manuel Couto Gonçalves e Antonino Gomes de Sousa, noviços da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que assim foi enriquecida por Deus com dois novos membros.
A cerimónia decorreu durante a celebração da Eucaristia, na igreja paroquial de Esgueira. Presidiu o Superior Provincial, Pe. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, ladeado pelo Pároco, Pe. Joaquim Martins, pelo Superior do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Pe. José Agostinho, e por um bom número de sacerdotes da Província. Os jovens religiosos e noviços encarregaram-se dos cânticos, enquanto os seminaristas do Instituto Missionário de Coimbra e os postulantes do Centro Dehoniano prestaram o serviço de acólitos. Além dos pais dos neo-professos, participou um numeroso grupo de outros familiares, de amigos, de paroquianos de Esgueira e de Eixo.
Foi, sem dúvida, um dia belo para a Província, para a Congregação e para a Igreja, que terminou com um animado repasto fraterno na casa do Noviciado e a partida dos neo-professos para a nova etapa de formação em Alfragide, com o curso de Mestrado Integrado em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa.
| Fernando Fonseca, scj |