Província Portuguesa SCJ em festa

14 DE MARÇO

A comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, associou-se com gosto à celebração do 178º Aniversário do Nascimento do Padre Dehon. A situação pandémica não permitiu uma reunião mais alargada de confrades, como era habitual e como todos desejávamos.

O Superior Provincial presidiu, na capela deste Seminário, à missa do IV Domingo da Quaresma, que foi transmitida pelos canais da Província, como forma de estarmos unidos aos nossos amigos que, habitualmente, partilham este dia connosco.

A Tarde Dehoniana, que habitualmente se organiza aqui Seminário Nossa Senhora de Fátima, passou também para o formato online e pretendeu apresentar a figura do Fundador, Padre Dehon, na sua relação com São José, neste ano dedicado ao Pai Adotivo de Jesus. De salientar as várias mensagens vídeo provenientes de vários confrades e amigos, de Portugal e das missões onde trabalham portugueses.

A comunidade do Seminário agradece esta oportunidade de poder celebrar o Padre Dehon com tantos amigos da Congregação e para todos invoca as bênçãos do céu, por intercessão do Venerável Padre Dehon.

 

15 DE MARÇO

Depois da celebração do aniversário do Padre Dehon, o Seminário Nossa Senhora de Fátima esteve novamente em festa para a celebração dos 80 anos de vida de D. António Braga, Bispo emérito de Angra.

O primeiro salmo das laudes desse dia da quaresma pedia a Deus que nos ensinasse a contar os dias da nossa vida “para chegarmos à sabedoria do coração”, não sem antes reconhecer que “os dias da nossa vida andam pelos setenta anos e, se robustos, por uns oitenta” (Sl 90).

Os oitenta anos de D. António Braga são certamente anos repletos de histórias como ele próprio fez questão de lembrar, nas palavras que dirigiu aos presentes depois do almoço festivo. São anos robustos, em que a fé e a relação de intimidade com Jesus o foram ajudando a superar obstáculos e certamente a aproximar-se cada vez mais da almejada sabedoria do coração.

Com todos os seus amigos, com a diocese de Angra, que generosamente serviu, e com toda a Província Portuguesa Dehoniana, a comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima agradece a Deus por estes 80 anos de vida vivida na oblação, um testemunho de que vamos usufruindo todos os dias.

plugins premium WordPress