QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DA QUARESMA

Do Evangelho segundo S. Mateus (7, 7-12)

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
“Pedi e dar-se-vos-á,
procurai e encontrareis,
batei à porta e abrir-se-vos-á.
Porque todo aquele que pede recebe,
quem procura encontra
e a quem bate à porta abrir-se-á.
Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão,
ou uma serpente se lhe pedir peixe?
Ora, se vós que sois maus,
sabeis dar coisas boas aos vossos filhos,
quanto mais o vosso Pai que está nos Céus
as dará àqueles que Lhas pedem!
Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam
fazei-lho vós também:
esta é a Lei e os Profetas”.

“Quem pede recebe”. De modo semelhante aos rabinos, Jesus ensina a necessidade da oração de súplica e que a mesma é seguramente escutada. Não há contradição com o que ensinou quando reagiu negativamente ao pedido de sinais pelos judeus. Na oração não é preciso desperdiçar muitas palavras. O Pai “sabe”, mas é preciso assumir a atitude do mendigo, isto é, reconhecer a nossa condição de fraqueza e dependência de Deus. E Deus dá a quem pede e abre a quem bate: “Será dado”, “será aberto”. Por Deus, entenda-se! Se um pai dá pão ao filho que lhe pede pão, e não outra coisa parecida, também Deus dará “coisas boas” a quem Lhas pedir. O Pai escuta sempre os pedidos dos filhos e dá-lhes o que é melhor para eles. Este modo de agir de Deus leva-nos a agir de modo semelhante com os irmãos. É preciso estar atentos às suas necessidades. O verdadeiro discípulo põe no centro o Pai e os outros, e não a si mesmo: “O que quiserdes que vos façam os homens, fazei‑o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas”.

Senhor, olha pelos jovens, para que peçam e recebam o que buscam, procurem e encontrem o Amigo de que precisam e tenha a alegria de te ver surgir à sua porta.

Pensamento do Padre Dehon

Pedi e recebereis, diz-nos Jesus, e a vossa alegria será completa. Pedi em meu nome, com a ajuda do Espírito Santo; meu Pai vos ama, porque vós me amais e vos atenderá”. (ASC 445).

plugins premium WordPress