Retiro e Ministérios em Alfragide

Retiro de Advento – No passado domingo, dia 27 de Novembro, a Igreja acolheu um novo tempo litúrgico, o Advento, tempo de graça em que todos os baptizados são exortados a rever e a operar uma mudança de atitude em suas vidas, de forma a acolherem no seu coração o Messias que vem.

Com este intuito, o Seminário Nossa Senhora de Fátima colocou à disposição da comunidade laical as suas instalações proporcionando a todos um tempo de paragem, de oração pessoal e de aproximação aos sacramentos. Foi o que aconteceu nesse dia, com o Retiro de Advento orientado pelo superior da comunidade religiosa de Alfragide, Pe. Manuel Barbosa, tendo como tema: “Orar com Deus, rezar para viver”.

Participaram cerca de 80 pessoas vindas de várias paróquias da Diocese de Lisboa, em especial um grupo bastante representativo de cristãos onde os Dehonianos estão presentes a realizar o seu trabalho pastoral. O dia dividiu-se em duas grandes partes: a primeira, que durou toda a manhã, foi dedicada à reflexão, meditação e oração pessoal, e terminou com o almoço; na segunda parte foi possível experimentar, de forma mais próxima, o Senhor Sacramentado num tempo de adoração eucarística com meditação ao longo de todo o tempo, e experimentar o seu amor que nos perdoa, de forma sublime no Sacramento da Penitência, e, para concluir o dia de forma bela, saborear, por fim, o pão entregue por nós.

Presidiu à Eucaristia o Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, que quis associar-se à iniciativa do Seminário de Alfragide, deixando uma palavra de alegria e de esperança aos participantes deste retiro.

Antes da partida para casa, a comunidade quis oferecer a todos um lanche, onde foi possível, então, o convívio e o conhecimento recíproco entre todos. Foi um tempo bem passado, na alegria de sermos cristãos e na esperança do Senhor que vem.

 

Ministério de Leitor – Na passada terça-feira, dia 29 de Novembro, dia em que o Seminário Nossa Senhora de Fátima celebrou o 42.º ano de existência, os confrades Eduardo Pereira e Flávio Guido receberam o Ministério de Leitor durante uma cerimónia presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, na qual tomaram parte toda a comunidade religiosa do Seminário, assim como alguns confrades das comunidades dehonianas da vizinhança.

Logo após a Eucaristia, que se realizou por volta das 18h30, teve lugar um jantar em comemoração do acontecimento e celebraram-se, também, os aniversários natalícios dos confrades Pe. Saturino Gomes e Andrés Rafael, seguindo-se o canto de «parabéns» e o momento de partir o bolo.

Estes acontecimentos são motivo de alegria para toda a comunidade do Seminário de Alfragide, que através destes confrades e da sua entrega generosa encontra sempre presente a acção do Espírito que nos chama e envia a ser testemunhas do seu amor, conforme nos ensinou o Padre Dehon.

 

Nuno Pacheco, scj

plugins premium WordPress