Retiros da Quaresma para Leigos em Alfragide

Realizaram-se no Seminário de Alfragide dois retiros de preparação para a Quaresma destinado a leigos que, assim, quiseram preparar-se mais intensamente a nível espiritual para a Páscoa que se aproxima. Realizaram-se em dois domingos diferentes: o primeiro no dia 26 de Fevereiro e, o segundo, no passado domingo dia 4 de Março.

Orientado pelo superior da comunidade religiosa do Seminário, Pe. Manuel Barbosa, o retiro teve como tema: “A fé cresce e torna-nos fecundos no amor”, frase do Papa Bento XVI tirada da recente Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio “Porta da Fé” – Porta Fidei. Este documento serviu de base para as meditações que foram feitas ao longo da manhã e marcou o espírito de todo o encontro. O tema foi o mesmo para os dois retiros, assim como o horário.

Participaram nestes retiros cerca de 120 pessoas vindas de várias partes da Diocese de Lisboa, com especial destaque para algumas dezenas de casais das Equipas de Nossa Senhora, de religiosas e outros leigos empenhados, quer nas paróquias onde se encontram inseridos quer pessoalmente na vivência da fé.

Após o almoço, houve um momento de adoração eucarística com meditação; ao mesmo tempo foi possível, a quem quis aproximar-se do sacramento da Penitência, saborear o perdão de Deus nas suas vidas, numa autêntica conversão interior.

Seguiu-se a Eucaristia, o ponto alto de toda a vida cristã. De facto, não seria possível terminar o dia sem entrar em contacto de forma mais intensa com Deus, o único que conhece o coração humano e o pode transformar, saboreando o pão do seu amor.

Após a Eucaristia, a comunidade do Seminário quis oferecer a todos os participantes um lanche para que fosse possível desenvolver um tempo de convívio entre todos, e com a própria comunidade religiosa.

 

Nuno Pacheco, scj

plugins premium WordPress