Print Friendly, PDF & Email

▬ No passado dia 26 de Abril (segunda-feira) realizou-se no Seminário Missionário Padre Dehon a reunião das Equipas Educadoras e Formadoras dos nossos seminários.
Este encontro contou com a presença de muitos dos confrades ligados a esta área de apostolado. A reunião começou com a palavra de abertura do Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, onde realçou a importância deste encontro como espaço de reflexão e partilha; propôs que os nossos seminários, através de iniciativas concretas, se tornassem mais abertos às famílias cristãs e concluiu com uma breve reflexão sobre a “internacionalidade”. O resto da manhã consistiu na partilha do trabalho que se realiza na Pastoral Vocacional no Porto e no Funchal, e na formação dos seminaristas do Colégio Missionário, Seminário Missionário Padre Dehon e Instituto Missionário. A manhã terminou com um tempo de adoração a que se seguiu o almoço.
Da parte da tarde, depois de uma visita às obras que estão a ser realizados no seminário, retomámos os trabalhos pelas 15h00 escutando a partilha referente à formação inicial: Noviciado e Seminário Nossa Senhora de Fátima. Após lanche, os trabalhos foram dedicados à reflexão sobre o tema da “internacionalidade”: primeiro em pequenos grupos e depois em plenário com todos presentes. Das ideias que imergiram sobre o tema podemos destacar estas: é recomendável que a formação inicial dos candidatos se faça na Província de origem; a “internacionalidade” deve aplicar-se mais às últimas etapas de formação e ás especializações; a nossa Província ainda tem candidatos que permitem organizar internamente a formação; estamos disponíveis para acolher e colaborar com as Províncias que têm menos candidatos e que não têm possibilidade de organizar a sua própria formação.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia com a participação dos seminaristas.

» Adelino Manuel, scj