Print Friendly, PDF & Email

A Escola Apostólica do Sagrado Coração, em Albino (Bergamo), berço da Congregação em Itália, foi fundada pelo próprio Padre Dehon, conduzido a este lugar pelo Pe. Ângelo Roncalli, futuro Papa João XXIII. Aqui reúnem, de 4 a 8 de Março, os Superiores Maiores e Delegados das Províncias e outras Entidades Dehonianas da Europa para refletir o tema: “O Coração de Cristo no futuro da Europa”.

Os 33 participantes, com mais dois convidados da província dehoniana dos USA, chegaram na tarde do dia 4. Às 18h30 reuniram para uma celebração eucarística presidida pelo superior provincial da Itália do Norte, Pe. Oliviero Cattani, que deu as boas vindas a todos. Depois do jantar, fez-se uma breve reunião para apresentações e entrega dos diversos materiais preparados. O dia terminou com um tempo de convívio informal.

O dia 5, primeiro de trabalhos, começou com a adoração eucarística e a oração de laudes. Depois do pequeno-almoço, um autocarro conduziu-nos a Concesio (Brescia), terra Natal de Paulo VI. Aí, no Centro de Educação Cristã, dedicado ao Pontífice, o Prof. Eugenio di Caro brindou-nos com uma bela conferência sobre “A estética do Papa Paulo VI e o projeto da nova evangelização dos artistas”. Seguiu-se uma visita à coleção de arte contemporânea, muito interessante pelo diálogo respeitoso entre a arte e a fé.

Regressados a Albino, da parte da tarde, escutámos outra conferência em que o Pe. Marcelo Neri discorreu sobre a “Estética da fé e a espiritualidade dehoniana”. O aparente desaparecimento de Deus na nossa sociedade hodierna é um desafio para tentarmos descobrir os novos modos e as novas formas da Sua presença, pois, desde a Incarnação Ele manifesta essa capacidade de adaptação às condições de compreensão dos homens. Identicamente, a capacidade de adaptação da espiritualidade dehoniana às diversas circunstâncias da vida dos homens e das urgências da Igreja, fazem dela um instrumento sempre útil de evangelização, também para o nosso tempo.

Em grupos, procurámos responder à questão: “No vosso contexto pastoral na Europa, que elementos devem ser desenvolvidos para uma renovação da ´theologia cordis´? Entre muitas propostas sublinho as seguintes: valorizar as obras espirituais do Padre Dehon, particularmente o seu sentido estético; ser homens de coração aberto e acolhedor; discernir, como o Fundador, as respostas a dar aos homens do nosso tempo; formar à humanidade, à compaixão; enfrentar a crise atual como um desafio à profecia.

Os trabalhos do dia terminaram com a celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. John van den Hengel, Vigário Geral da Congregação.

Fernando Fonseca, scj