De 11-15 de Abril decorreu em Neustadt, na Alemanha, a reunião dos Superiores Maiores da Europa, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Para este encontro cada Província foi convidada a levar 3 representantes, dois religiosos e 1 leigo. Portugal esteve representado pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo e pelos padres Isildo e João Nélio. O Pe. Manuel Barbosa também esteve presente no encontro na qualidade de secretário dos Superiores Maiores da Europa. A Eugénia Magalhães participou na reunião em representação dos leigos dehonianos.

O tema escolhido para este encontro foi este: “Espiritualidade: que temos em comum como dehonianos?”. Ao longo daqueles dias, através de diversas dinâmicas em trabalhos de grupo e em plenário, pudemos pôr em comum o modo como se vive a espiritualidade dehoniana nas diversas entidades da Europa e identificar os principais temas da nossa identidade que nos unem como dehonianos: oblação, reparação, reconciliação, Eucaristia, adoração, Coração de Jesus. Como dehonianos identificamo-nos com estes temas fulcrais da nossa espiritualidade, compreendemos o seu significado e procuramos vivê-los na nossa vida, seguindo o exemplo do Padre Leão Dehon. No entanto, demo-nos conta de que sentimos muita dificuldade em propô-los e em explicá-los ao povo de Deus e particularmente aos jovens, para quem alguns destes termos assumem um significado diverso daquele que nós dehonianos entendemos. Pareceu-nos, por isso, necessário proceder a uma actualização da linguagem que caracteriza a nossa espiritualidade para que se mantenha viva nas palavras e se concretize num estilo de vida adequado aos tempos actuais.

Também se concluiu que é necessário dinamizar e envolver mais os leigos na vivência da espiritualidade dehoniana que é património detoda a Igreja.

Na tarde de quinta-feira pudemos visitar a vizinha cidade de Speyer. Celebrámos a eucaristia numa das capelas da maior catedral românica da Europa, visitámos o museu de Edith Stein e jantámos num restaurante típico da cidade.

O encontro terminou na sexta-feira de manhã com a Eucaristia presidida pelo Conselheiro Geral, Pe. John van den Hengel, que também participou no encontro na qualidade de responsável do Governo Geral para a Europa.

 

Zeferino Policarpo, scj

> Testemunho da Eugénia Magalhães