Print Friendly, PDF & Email
Com a celebração da Eucaristia presidida pelo Superior Geral da Congregação, Pe. José Ornelas Carvalho, encerrou o Encontro de Reitores dos Escolasticados Dehonianos, que decorreu de 8 a 13 de Abril, em Roma.

O encontro realizado no Colégio Internacional Leão Dehon tratou diversos temas actuais da formação religiosa dehoniana inicial e permanente, estudando e discutindo particularmente a Nova Ratio Formationis Generalis da Congregação.

Mereceram particular atenção os temas da inculturação e da internacionalidade, bem como a formação económica e social dos nossos religiosos. Foram também discutidas e assumidas pelos participantes algumas propostas do Governo Geral: Constituição de uma equipa que se encarregue de apresentar de modo sistemático a espiritualidade dehoniana nos escolasticados; periodicidade dos encontros de formadores a nível internacional; promoção de escolasticados internacionais e continentais.

O encontro decorreu num clima de grande fraternidade, com a colaboração positiva, franca e aberta dos participantes. Sentiu-se pulsar a vida da Congregação e a vontade de a transmitir às novas gerações de modo fiel às intenções do Fundador, mas também abertos aos desafios do nosso tempo, e procurando respostas para eles, como era caraterística do próprio do Padre Dehon.

Um churrasco à brasileira, com iguarias indonésias, africanas e outras encerrou o encontro dos Reitores Dehonianos 2013. Agora, mãos à obra, com os olhos fitos no Salvador de Lado aberto e Coração trespassado.

Fernando Fonseca, scj

[Comunicado Final]