Print Friendly, PDF & Email

Concluímos a VII Semana da Província Portuguesa SCJ com o passeio/peregrinação/convívio a Vila Viçosa. Depois de vários dias de chuva, o dia 5 de Abril amanheceu cheio de sol e assim se manteve ao longo de toda a jornada. Às 08h00 saímos do Seminário Nossa Senhora de Fátima em direcção a Vila Viçosa, onde chegámos a meio da manhã. O primeiro ponto do programa foi a visita guiada ao imponente e belo Palácio Ducal. Daí seguimos a pé até ao Santuário de Senhora da Conceição. Foi ali que D. João IV, em 1646, ofereceu a sua coroa real à Virgem, em sinal de gratidão e consagração da pátria à nossa Mãe do Céu. Ao meio-dia celebrámos a Eucaristia, dando-lhe o tom de peregrinação neste Ano da Fé que estamos a viver e encerrando em beleza espiritual o tema que reflectimos ao longo desta Semana da Província: Firmes na Fé. O Superior Provincial presidiu à Eucaristia.

O almoço, levado de Alfragide, foi servido no refeitório do Seminário de Évora, situado em frente ao Palácio dos Duques de Bragança. Antes de retomar viagem foi possível passear por esta típica e bonita vila alentejana.

De Vila Viçosa seguimos para a cidade de Évora, com uma breve paragem pelo meio para visitar o castelo do Alandroal. Em Évora tivemos cerca de noventa minutos para visitar os principais monumentos da cidade.

Pelas 19h00 horas estávamos de novo em Alfragide… A Semana da Província tinha cumprido os seus objectivos: um tempo de convívio fraterno e um tempo de formação à luz do tema Firmes na Fé. Após o jantar todos os dehonianos regressaram às suas comunidades de espírito renovado para retomar as actividades habituais.

Tiago Pereira, scj