O Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, acolhe, uma vez mais, a Semana da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Mais de meia centena de Dehonianos oriundos das várias comunidades reúnem-se nestes dias para conviverem e reflectirem sobre o tema “Cuidar da Esperança” nas suas dimensões: bíblica, teológica e pastoral. O primeiro dia foi marcado pela sessão abertura onde o Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo e o representante do Governo Geral, Pe. Cláudio Weber deram as boas vindas aos participantes com um pequeno discurso. “Se a esperança é a arte de sonhar acordado”, ambos sonharam e reflectiram sobre a esperança como sinal visível para a Província e sobre a dimensão teologal que nos “torna capazes de viver em relação com a Trindade e fundamenta e anima o nosso agir moral”.
De imediato, o Pe. Joaquim Garrido, biblista, proporcionou-nos uma excelente, preparada e oportuna reflexão sobre o Profeta Ezequiel enquanto profeta da esperança que anuncia, denuncia e dá a vida pelo seu povo, animando-o na esperança.
De seguida, e na mesma linha, o Pe. Jacinto de Farias, teólogo, ofereceu-nos uma reflexão sobre a Encíclica de Bento XVI, “Spe Salve”. Nesta meditação o orador abordou o pensamento de Bento XVI, fazendo a analogia com a espiritualidade do Coração de Jesus que caracteriza o carisma Dehoniano.
No Final do dia, os participantes reuniram-se em torno da mesa da Eucaristia, o verdadeiro banquete da esperança, para agradecermos ao Pai tantos dons e tantos sinais de esperança que ele tem concedido à nossa Província e para lhe suplicarmos que nos ajude a cuidar da esperança sabendo que “somente quando o futuro é certo como realidade positiva, é que se torna visível também o presente”.
António Jesus, noviço scj
Tiago Pereira, scj