Print Friendly, PDF & Email

Como é tradição, os religiosos dehonianos portugueses encontram-se, de 2 a 5 de Abril, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, para mais uma Semana da Província. Este ano, congrega-nos o tema “Firmes na fé”. Para além do contributo de alguns conferencistas e do testemunho de alguns irmãos e irmãs na fé, serão particularmente fortes os momentos da oração de Laudes e de Vésperas, a celebração da Eucaristia e a Adoração eucarística. Pelo meio haverá muitos espaços para o convívio fraterno e para a partilha das experiências de cada um nas suas diversas actividades. Este convívio prolongar-se-á, no dia 5, com um passeio comunitário ao Santuário de Vila Viçosa.

Participam na semana 60 dehonianos de 14 comunidades. Muitos outros não podem participar por razões de saúde ou porque têm de ficar a assegurar os serviços indispensáveis ou inadiáveis.

A comunidade de Alfragide acolhe-nos com a tradicional cordialidade e simpatia que a caracterizam.

Como outras iniciativas, a Semana da Província é uma ajuda à necessária formação permanente de todos nós. Hoje, mais do que nunca, exige-se das pessoas consagradas um esforço contínuo de adaptação e de renovação às mudanças aceleradas da sociedade e à evolução da Igreja. O que recebemos pela consagração, em vista da missão, deve passar por uma permanente abertura e disponibilidade ao Espírito e por uma contínua atitude de conversão. Neste Ano da Fé, o nosso esforço incide sobre essa virtude teologal gratuitamente recebida no baptismo, mas que precisamos de acolher e personalizar cada vez mais.

Fernando Fonseca, scj