Semana Ibérica – 7 julho 2016

Neste terceiro dia da IX Semana Ibérica, chegaram os últimos participantes portugueses. Entretanto os trabalhos recomeçaram com o tema: “As famílias carismáticas, ícones da Igreja-comunhão”. Recordando o magistério de S. João Paulo II que gostaria que se fizesse da Igreja casa e escola de comunhão, o Ir. Antonio Botana, lassalista e o conferente desta semana, recordou as profundas mudanças do tecido eclesial destes últimos tempos. Assim a nova realidade que é a família carismática é chamada a ser comunhão de comunidades, unidas por um mesmo carisma. 

A família carismática procurará encontrar os novos caminhos para favorecer a comunhão e organização dos seus membros e grupos, sabendo que o caminho faz-se caminhando, mas unidos num mesmo projeto: discernir juntos as necessidades da missão e as respostas a dar; fomentar a relação humana e a comunhão entre as comunidades e indivíduos; criar espaços de formação ao carisma; corresponsabilidade e  estimular o sentimento de pertença.

Depois deste primeiro tempo formativo, houve uma apresentação de experiências concretas de comunhão a partir do carisma dehoniana. O Pe. Luis Chocarro apresentou o Projeto Educativo Institucional, para a Pastoral do Ensino da Província Espanhola. Estre projeto pretende unir os colégios e institutos universitários (ESIC), à volta de um ideário comum, onde não se procura tanto a unificação das estruturas mas sim da identidade da missão educativa dehoniana.

A Maria Helena Calado apresentou a ALVD (Associação Leigos Voluntários Dehonianos). A ALVD, que nasceu em 1999, foi elaborando ao longo dos anos diversos projetos de desenvolvimento, sobretudo em Moçambique. Tem possibilitado o contato com as missões de centenas de voluntários ao longo destes dezassete anos de vida.

Carmen Portals apresentou o Grupo de Leigos Dehonianos (Espanha). Leigos que tomam consciência da sua vocação batismal e de sua missão laical, vivendo-a alentada pela experiência de fé do Pe. Dehon, como resposta de vocação pessoal. Pretendem a transformação do mundo, instaurando o Reino do Coração de Jesus na quotidioneidade.

O Pe. Camilo Neves e a Patrícia Sequeira, apresen taram a Pastoral Social e a Obra Abc, na ealidade portuguesa. Obra fundada em 1963 por um sacerdote dehoniano, Pe Ivo Toneli, instituição atualmente com protocolo com a Segurança Social, acolhe 14 rapazes, entre os 9 e os 19 anos. Para promover a formação integral destes jovens a Obra conta com diversos colaboradores, distribuídos por três equipas: técnica, educativa e de apoio.

No fim da manhã, depois dos trabalhos de grupo, tivemos eucaristia, presidida pelo Pe. João Nélio, membro da equipa organizadora desta Semana Ibérica, e que provou falar em castelhano. Citando S. Thomas Morus, lembrou que: “tradição não é para preservar as cinzas, mas para fazer passar a chama”!

Na parte da tarde a conferência tinha como tema “Participar na identidade coletiva”. Solidariedade, sentimento de pertença, responsabilidade e corresponsabilidade e poder de atração são os sentimentos à volta dos quais se deve construir uma identidade que é de todos e de cada um, dentro duma família carismática.

Os trabalhos de grupo, desta vez, foram entre religiosos entre si e leigos entre si. Terminamos os trabalhos entregando o nosso dia ao Senhor na adoração eucarística.

Pe. Humberto Martins, scj

plugins premium WordPress