Caminhada de Advento 2024
LEÃO DEHON GUIA O NOSSO CAMINHO PARA O NATAL
Semana III – Renovar-se e reformar o espírito e o coração
Da profecia de Sofonias [3,17-18]
Não temas, Sião, não desfaleçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus está no meio de ti, como poderoso salvador. Por causa de ti, Ele enche-Se de júbilo, renova-te com o seu amor, exulta de alegria por tua causa, como nos dias de festa.
Dos escritos do Padre Leão Dehon
Preparemos cuidadosamente o caminho de Nosso Senhor, esforçando-nos por reformar estas duas forças, o nosso espírito e o nosso coração, para que Ele venha consagrá-las com a sua visita, a sua presença e a sua morada.
Há muito que reformar no nosso espírito: o desconhecimento dos nossos deveres e das coisas divinas, a curiosidade pelas coisas terrenas, os pensamentos vãos e inúteis, a preguiça de nos aplicarmos às verdades da fé, a pouca reflexão sobre as nossas faltas, o orgulho, a duplicidade, a teimosia; eis os montes que é preciso baixar para preparar o caminho.
O nosso coração também precisa de ser reformado: a sua insensibilidade para com Deus, o excesso do seu amor próprio, as suas inclinações desordenadas, o seu apego às suas criaturas, a sua indiferença e dureza para com o próximo, a sua rebeldia contra a graça, a sua preguiça de servir a Deus, as suas delicadezas e o seu ardor pelo prazer. Estes são os caminhos tortuosos que é preciso endireitar.
Esta reforma do espírito e do coração ainda não é suficiente: Nosso Senhor veio à terra para reformar o homem todo. Temos também de procurar reformar o nosso exterior.
Proposta de Padre Leão Dehon para a vivência desta semana
Ao longo desta semana:
- quero viver na humildade, na caridade e na modéstia;
- quero confiar na graça de Deus, que consultarei incessantemente;
- quero pedir a ajuda de Deus para levar a cabo estas reformas e, por isso, rezo: “Senhor, ajuda-me a empreender esta reforma do meu espírito, do meu coração e de todo o meu ser.”
[cf. ASC 12/128-129 e 134]