Semana Missionária na Paróquia de São Romão de Carnaxide

Carnaxide, 03 de dezembro de 2015

A Paróquia de São Romão de Carnaxide promove de 28 de novembro a 6 de dezembro a Semana Missionária, uma iniciativa que surge da vontade de experimentar novas formas de evangelização, porque, como nos recordou recentemente o Papa Francisco, “ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional”, porque “uma fé autêntica comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo”.

Motivada em avançar e interpelar a um maior empenho, a Paróquia de Carnaxide, apresenta um programa vasto e ambicioso para esta Semana que tem como lema “Dai-lhes Vós Mesmos de Comer”.

Das inúmeras iniciativas que estão a decorrer ao longo destes nove dias destacamos os momentos de diálogo em que os missionários vão partilhar, com os alunos das várias escolas do Agrupamento de Carnaxide, histórias vividas na primeira pessoa, nos mais distintos locais do mundo: Brasil, Bolívia, Chade, Timor Leste, Moçambique, Zâmbia, Itália, Angola, Malawi, Quénia, Etiópia, Congo, Cabo Verde e Portugal.

Mas também o musical “Para quê morrer, para nos salvar!?” que contou com o envolvimento das crianças da Paróquia (28 e 29 de novembro, 21h e 15h30, Salão Paroquial); a conferência com o selecionador nacional Fernando Santos, subordinada ao tema “A Fé marca golos” (2 de dezembro, 21h, Salão Paroquial) e o concerto com o Coral Stella Vitae (5 de dezembro, 21h00, Igreja de Nossa Senhora do Amparo), ainda por acontecer.

No campo da oração distinguimos o momento da Oração Taizé (1 dezembro, 21h, Igreja de São Romão), que foi adiado para o dia 15, devido à morte da mãe de dois exuteiros; a Missa celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (hoje, dia 3 de dezembro, 19h) e a Noite da Misericórdia, um espaço para a reconciliação individual que conta com a participação de grupos de jovens das paróquias da vigararia (4 dezembro, 21h, Igreja de Nossa Senhora do Amparo).

A Hora do Conto, dedicada aos mais pequenos; a demonstração de uma impressora 3D, porque fé e tecnologia também caminham lado a lado; e os colóquios/workshops com os missionários são alguns exemplos de atividades que vão acontecer na tenda, localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Centro Cívico de Carnaxide, e que, durante todo o evento, será um espaço privilegiado para a partilha e o diálogo.

Na organização desta Semana Missionária, a Paróquia de Carnaxide conta com o envolvimento de sua Eminência o senhor bispo D. Manuel, Cardeal Patriarca de Lisboa e o seu bispo auxiliar D. Joaquim Mendes; de missionários vindos de todo o país; do Agrupamento de Escolas de Carnaxide, dos jovens, catequistas e vários grupos paroquiais e de voluntários. Dezenas de pessoas que estão empenhadas em, como afirma o Padre Luciano Vieira, Pároco de Carnaxide, “partilhar a interculturalidade, o compromisso comunitário e em fazer a fé desabrochar para construir um mundo melhor”.

Se puderdes passar por Carnaxide aproveitem os vários momentos que ainda faltam. Para melhor acompanhar a Semana consultem: https://www.facebook.com/IgrejaParoquialSaoRomaoCarnaxide .

Luciano Vieira, SCJ

Pároco de São Romão de Carnaxide

 

          

plugins premium WordPress