Seminário Missionário Padre Dehon em Jubileu

Alguns dados históricos

▬ O Seminário Menor dehoniano, em Portugal Continental, funcionava, desde 1953, na Casa do Sagrado Coração de Jesus (Aveiro), com 40 alunos.
Em 1956, o número de pedidos para entrar no Seminário aumentava e já não havia lugar para tanta gente. O P. Ângelo Colombo começou a procurar um novo local, desta feita, no Porto. A Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, acabaria por ser transformada em Noviciado.
O Sr. Julian Leacock, industrial inglês, dispôs-se a emprestar-nos (acabando, mais tarde por oferecer) a creche da fábrica que possuía na R. Azevedo Coutinho (Boavista).
A cordial simpatia do Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, pela figura do nosso Fundador, Venerável Padre Dehon, que ele recordou com agrado pelos estudos que fez sobre a Doutrina Social da Igreja, facilitou a nossa vinda para o Porto.
O Ir. José Diomário (hoje P. José, missionário em Moçambique), com a ajuda de algumas comunidades religiosas e muitos outros amigos e benfeitores, preparou os ambientes para receber os seminaristas na referida creche na R. Azevedo Coutinho (Boavista).
Numa manhã de finais de Setembro de 1958, o P. Colombo trouxe 36 seminaristas de Aveiro para o Porto num camião pois não havia dinheiro para o comboio.
No dia 19 de Outubro 1958 teve lugar a inauguração oficial do Seminário Missionário Padre Dehon pelo Superior Provincial da Itália do Norte, P. Giuseppe Girardi. A inauguração estava prevista para dia 17 mas, aproveitando a presença do referido Superior Provincial da Itália, alterou-se a data para o dia 19. Assim, como referem as memórias do P. Colombo, a celebração já se pôde realizar com os bancos novos na capela, pois só chegariam no dia 18, mais uma obra da Providência divina.
Estavam presentes o Superior Regional, P. João Baptista Car¬rara, o Superior do Seminário, P. Ângelo Colombo, e os outros membros da Comunidade: P. Gabriel Bulgari, Ir. José Diomário e os Prefeitos António Santos e António Abreu.
Com a crescente urbanização da zona da Boavista e com a consequente redução de espaços, procurou-se um novo local para o Seminário Missionário Padre Dehon, que viria a encontrar o local definitivo na Quinta da Portelinha.
A 15 de Outubro de 1968, deram entrada no novo Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, os novos 67 alunos, entre os quais estavam os actuais Padres Manuel Joaquim Gomes Barbosa, Abel Joaquim Martins Maia e Miguel Moreira da Costa. Faziam ainda parte do primeiro grupo a residir no novo Seminário Missionário Padre Dehon os ex-dehonianos César Augusto Oliveira da Rocha e José Maria Domingues Paiva, assim como três antigos alunos que já falecera: o ex-dehoniano João Luís Rainho da Silva, falecido de acidente; José Eugénio Pereira Bartolomeu, seminarista que faleceu a 10-06-1970 num acidente no campo de futebol do Seminário Diocesano do Bom Pastor em Ermesinde; e Manuel de Jesus Gaspar, natural de Santa Catarina das Caldas da Rainha, que frequentou o Seminário de 1968 a 1973.
A Comunidade Religiosa de então era assim constituída: Superior, Pe. Ângelo Colombo, falecido em 04-05-1995; Orientador Disciplinar, Pe. Eugénio Borgonovo, falecido em 07-10-1997; Director Espiritual, Pe. Gabriel Bulgari, falecido na Itália; Director e Fundador do ABC, Pe. Ivo Tonelli, falecido em 21-03-1982; Irmãos Jorge Manuel Raposo Medeiros e Agostinho Pinto; Prefeitos José Turé Couto e Jorge Augusto Rebelo.

Celebração festiva
dos 40 anos do actual seminário

▬ O dia 15 de Outubro de 2008 foi marcado pela comemoração dos 40 anos do Seminário Missionário Padre Dehon na Portelinha, tendo também em conta que 10 anos antes iniciava-se oficialmente, ainda que a 19 de Outubro de 1958, também as actividades no Seminário Missionário Padre Dehon, na Boavista.
Depois das aulas dos seminaristas na escola EB 2,3 de Gondomar, houve tempo para um jogo de futebol com taça e tudo, comemorando assim, pelo desporto, a nova casa.
Entregada a taça pelo vice-reitor, à falta de melhor, e depois das respectivas abluções, foi tempo de render graças na Celebração Eucarística.
A Eucaristia, desta vez presidida pelo Superior e com a presença de quase todos os confrades da comunidade e seu pólo residencial (Obra ABC), foi abrilhantada pelo coro dos seminaristas. Na introdução à celebração, fez-se uma breve referência à história do Seminário. Na homilia, o Superior relembrou o papel essencial do seminário como local onde se planta e se ajuda a florescer a semente da vocação. A celebração contou ainda com o Te Deum em acção de graças pelas maravilhas realizadas nestes 40 anos. E que continua a realizar…
Mesmo com 40 anos, a actual casa, se bem que precisando de alguma manutenção, agora mais que nunca, continua de braços abertos a acolher todos aqueles que, com seriedade, desejam caminhar ao encontro de Cristo e da sua missão.
À Eucaristia, seguiu-se um outro banquete no refeitório, com oportunidade para se cantar os parabéns ao Seminário. As velas do pequeno bolo comemorativo foram apagadas pelo seminarista mais novo nesta projecção do futuro que precisamos de realizar, traçando novos objectivos e novas linhas de acção do Seminário, nunca esquecendo que a actividade fundamental do Seminário é estar voltado para os seminaristas nesta missão de fazer germinar a semente de vocação.

» Ricardo José, scj

plugins premium WordPress