Seminaristas do 12º ano visitam o Centro Dehoniano

Nos passados dias 6, 7, 8 e 9 de Novembro decorreu no Centro Dehoniano o Encontro dos Seminaristas do 12º ano juntamente com os postulantes e candidatos a postulantes.

Os cinco seminaristas do Colégio Missionário Sagrado Coração (Funchal), acompanhados pelo seu formador Pe. Roberto Viana, chegaram ao Porto na passada quinta-feira, dia 6, à tarde.

No dia seguinte, acompanhados pelo religioso Jorge André, passearam à beira do Douro encaminhando-se depois para a Comunidade do Centro de Espiritualidade Betânia. Pelo caminho passaram pelas cidades de Penafiel e Paredes. Da parte da manhã visitámos o Santuário do Sameiro em Penafiel.  Da parte da tarde almoçámos no Centro de Espiritualidade de Betânia. De seguida regressámos ao Porto e visitámos a Obra ABC. À noite, a comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon ofereceu o jantar aos seminaristas da Madeira e à comunidade do Centro Dehoniano. Após o jantar houve um momento de desporto com um jogo de futebol entre os seminaristas da casa e os da Madeira e Centro Dehoniano. Neste mesmo dia à noite o José,  seminarista do Centro Missionário do Coração de Jesus (Ponta Delgada), chegou também ao Porto.

No sábado, depois da oração houve uma conferência com o Pe. Zeferino Policarpo, Superior Provincial, e também um testemunho vocacional do religioso Jorge André, que em breve será ordenado Diácono. À tarde, foi a vez do Pe. João Nélio falar sobre o trabalho desenvolvido no Centro Dehoniano. Ainda neste dia os seminaristas juntaram-se aos jovens do Centro Dehoniano para visitarem a Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, onde participaram na Eucaristia. À noite, realizou-se um passeio à beira do rio Douro, em Vila Nova de Gaia.

No último dia da nossa estadia no Porto, uns foram à Missa na Paróquia da Boavista enquanto outros participaram na Eucaristia da Capela de São Paio. De regresso ao Centro Dehoniano, o almoço foi de grande comunhão formando todos uma única família. Da parte da tarde, houve uma visita ao berço de Portugal: Guimarães. Primeiramente visitámos o Castelo e de seguida o Paço dos Duques. No fim do dia houve a oração da tarde e o jantar de despedida. Por volta das 21h00 os seminaristas foram para o aeroporto do Porto. Era o regresso às nossas terras.

Os seminaristas do 12º ano agradecem às comunidades do Centro Dehoniano, Centro de Espiritualidade Betânia, Seminário Missionário Padre Dehon e Obra ABC pelo acolhimento e fraternidade. Se Deus quiser, esperamos estar todos juntos no próximo ano no Centro Dehoniano, como postulantes.

João Filipe, seminarista do 12º ano (Colégio Missionário Sagrado Coração)

plugins premium WordPress