Seminaristas em passeio por terras de Aveiro

No passado dia 25 de Abril, os seminaristas do Seminário Missionário Padre Dehon, juntamente com o Pe. João Pereira e o Pref. Pedro Sousa, rumaram até terras de Aveiro, onde aproveitaram para disfrutar das diversas potencialidades típicas dessa terra.

O passeio começou com uma visita à Sé de Aveiro onde estava a ser montado um impressionante órgão de tubos que será inaugurado proximamente. Os aprendizes de órgão deleitaram-se com o momento e manifestaram imediatamente o desejo de que o nosso seminário também poderia adquirir um assim para dignificar mais a música e os músicos da casa.

Fizemos uma visita ao museu de Aveiro, onde pudemos contemplar e apreciar o túmulo de S. Joana Princesa, as preciosas peças de arte sacra, e uma exposição de escultura contemporânea que também aí se encontrava em exposição temporária.

Depois do almoço, não tendo conseguido dar um passeio nas bugas, por sermos muitos e não haver bicicletas para todos, dirigimo-nos para a costa a fim de aproveitar o calor. Pelo caminho tivemos ocasião de visitar o bacalhoeiro Santo André que nos fez perceber a dureza da vida de pescador e fez lembrar também a alguns, que se sentiam os senhores do mundo, a grandiosidade do Titanic.

Ao meio da tarde, já com a digestão feita, lá chegamos à Praia da Barra onde fomos recebidos “calorosamente” pelo vento e pela areia que este trazia e nos batia nos pés a grande velocidade. Com o vento que fazia, o calor não era muito, porém alguns fortes do grupo, entre os quais o Pe. João, aventuraram-se a dar uns mergulhos no oceano aproveitando a ondulação rítmica que se fazia sentir e que dava um carácter radical ao momento.

De passagem pela Costa Nova, terra das “casas às riscas”, desfrutámos da linda e soberba paisagem da Ria de Aveiro e depois de um lanche reforçado, regressámos a casa alegres pelo dia de convívio, conhecimento e divertimento que nos foi proporcionado.

 

João Pereira, scj

plugins premium WordPress