Print Friendly, PDF & Email

No passado dia 28 de Junho, em toda a Igreja, celebrou-se a Solenidade do Coração de Jesus. Sendo o Titular da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Dehonianos, o Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, marcou esta data com alguns momentos especiais, como sucedeu em muitas outras Comunidades Dehonianas espalhadas pelo país.

Na noite do dia 27, véspera da Solenidade, realizámos, com todos aqueles que se quiseram associar a nós, uma hora de Oração que constituiu como que uma espécie de preparação espiritual. Animada no canto por alguns voluntários da Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos, ALVD, ela foi um momento de encontro com o Coração de Jesus, “manso e humilde”, presente na Eucaristia onde, através do canto, da oração e do silêncio, agradecemos as dádivas que o Coração de Jesus vai concedendo a cada um de nós e à Igreja através da nossa Congregação.

No dia 28, com as Comunidades Dehonianas em missão no Patriarcado de Lisboa, celebrámos e fizemos festa em torno do Coração de Jesus. Às 12h, presidida pelo Padre José Agostinho Sousa, Superior Provincial, celebrámos a Santa Missa, com a instituição no Ministério dos Acólitos do nosso Confrade Tiago da Eira Pereira. Foi uma celebração simples mas repleta de significado onde, para além dos confrades já mencionados, contámos com a presença do Padre Manuel Jardim, missionário em Angola, do Padre Alípio Barbosa, Pároco de Gondomar, e do Padre António Augusto Sousa, Dehoniano em processo de incardinação na Diocese do Porto; participaram também na celebração dois Padres Dehonianos do Brasil, que se encontravam de passagem na nossa Província.

Finda a celebração, partimos para a “terceira mesa” da festa: a mesa do refeitório. Num ambiente caloroso e festivo, partilhámos uma saborosa refeição preparada pela nossa Agostinha e demos graças a Deus pelas maravilhas que o Coração de Jesus vai realizando na vida da Província, da Congregação e do nosso confrade Tiago da Eira Pereira, instituído no Ministérios dos Acólitos e que celebrava, igualmente, mais um ano de vida.

Foi um dia belo e repleto de significado e sentido para os que nele participaram. Como nos incentivou o nosso Superior Geral, Padre Carlos Luis Suárez, “Continuemos assim, a aprender com o Coração aberto, a caminhar juntos e a transformar-nos com Ele em oferenda viva para a vida do mundo”.

Tiago da Eira Pereira e P. José Agostinho Sousa

 

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank