Solenidade do Coração de Jesus em Betânia

As comunidades dehonianas do Norte de Portugal reuniram-se no Centro de Espiritualidade Betânia, no dia 11 de Junho, para juntos celebrarem a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Este ano, nesta data, celebrou-se, também, o encerramento do Ano Sacerdotal, iniciado há um ano pelo Papa Bento XVI.

Ao fim da manhã os confrades das outras comunidades foram chegando. Entretanto em Betânia, e porque o tempo estava incerto, a anunciada espetada foi sendo preparada na cozinha, no refeitório e no pátio exterior.

Às 12h30, reunimo-nos na capela para um tempo de adoração. O Pe. Manuel Barbosa preparou este tempo de oração que foi presidido pelo Pe. João de Deus. Foi um tempo em que fomos convidados a reflectir sobre o Coração de Jesus e o encerramento do Ano Sacerdotal. Meditámos e deixámo-nos interpelar pelas palavras do Santo Cura d’Ars e do Papa Bento XVI no anúncio do Ano Sacerdotal e nas propostas dirigidas em Portugal, que nos convidam a testemunhar o Amor de Deus derramado nos nossos corações.

Após este tempo de oração, seguiu-se o almoço que decorreu num ambiente fraterno, onde não faltou o tradicional gelado. Depois do almoço demos um passeio a pé pelos jardins do Centro e durante a tarde os confrades foram regressando às suas comunidades.

À noite houve mais um momento de oração, desta vez da Família Dehoniana, seguindo de um tempo de formação e convívio. Uma vez mais estiveram destaque a celebração do Coração de Jesus, o encerramento do Ano Sacerdotal. A interpelação que ficou, foi a de olhar o Santo Cura d’Ars e os dinamismos da sua vida que podemos trazer para as nossas vidas e comunidades. Deste Santo destacou-se a sua bondade, oração, devoção à eucaristia, misericórdia, atenção ao outro. A seu exemplo, não hesitemos amar a Deus e os nossos irmãos com todo o coração!
Neste encontro da noite, como membros da Família Dehoniana, estiveram presentes alguns religiosos, elementos da Companhia Missionária, ex-religiosos, estudantes, jovens dehonianos, grupos missionários. O padres Paulo Vieira, e Manuel Barbosa coordenaram este tempo que terminou com um convívio.

E assim celebrámos, por cá, este dia convictos que “O Coração de Jesus é o sol que nos ilumina através da sua Igreja, esta Igreja que Jesus concebeu na atenção do seu Coração por nós, que Ele adquiriu e fundou pelo sangue do seu Coração. O Coração de Jesus aparece no seio da Igreja como o astro que tudo ilumina, tudo anima e tudo vivifica” (Padre Dehon, Obras Espirituais I, 504).

» Feliciano Garcês, scj
 

plugins premium WordPress