Print Friendly, PDF & Email

▬ Nos dias 12 e 13 de Julho o grupo de Sub-10 da nossa Província (religiosos com menos de 10 anos de Profissão Perpétua) fez a sua peregrinação a Santiago de Compostela. No dia 11 à noite, no Porto, tivemos um momento de convívio entre os peregrinos e alguns religiosos que não puderam deslocar-se. Escolhemos ir a Santiago porque estamos em ano de Jacobeo e esta pareceu-nos uma boa oportunidade para venerarmos o grande Apóstolo S.Tiago, para recebermos a respectiva indulgência e também para cimentarmos as nossas relações como grupo.
Como é fácil de perceber não fizemos a peregrinação a pé (foram apenas dois dias), mas sim de carro (não havia disponibilidade de tempo para mais…). Esteve presente um bom grupo de religiosos dos Sub-10, acompanhados do seu Mestre (Pe. Saturino) e do Superior provincial (Pe Zeferino), tendo este último regressado mais cedo por afazeres do seu ofício.
Participámos nas celebrações eucarísticas na Catedral de Santiago e não pudemos deixar de subir até à imagem do Santo e de o saudarmos, como é hábito dos peregrinos. Aproveitámos também para visitar alguns lugares históricos mais relevantes da cidade. Um guião, concebido pelo Pe Roberto Viana, ajudou-nos na visita aos locais de Espanha e de Portugal por onde passámos.
Este foi um momento forte da nossa caminhada como grupo neste ano, que juntou oração e convívio, iniciativa que se deve repetir no futuro. O próximo encontro dos sub-10 está agendado para o próximo dia 1 de Dezembro.
Agradecemos a hospitalidade da comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, a atenção da comunidade do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, Alfragide (que disponibilizou a carrinha), e de todos os que colaboraram para que vivêssemos bem estes dois dias.

» Adelino Ferreira, scj