Superiores Maiores da Europa de olhos postos no Capítulo Geral

Hoje foi o último dia de trabalhos deste Encontro dos Superiores Maiores SCJ da Europa.

Depois da Adoração e do pequeno-almoço, o Pe. Heiner Wilmer, Superior Provincial da Alemanha e membro da Comissão Preparatória do Capítulo Geral, fez a apresentação do caminho que a Congregação irá percorrer até ao próximo Capítulo Geral, que decorrerá em Roma de 17 de Maio a 6 de Junho de 2015, sob o tema: Misericordiosos, em comunidade, com os pobres. Após a consulta feita ao Superiores Maiores da Congregação na reunião que teve lugar em Roma, no passado mês de Novembro, o Pe. Heiner enfatizou que o Capítulo pretende acentuar o lugar da comunidade na vivência da espiritualidade dehoniana nas dimensões da reparação e da misericórdia. Da comunidade parte-se para a missão, sem a preocupação de, no campo pastoral, querer fazer tudo e cansar-se rapidamente, mas de fazer menos e melhor. Apresentou, depois, os principais desafios que se colocam às comunidades dehonianas hoje: a pastoral das vocações, a formação, a vivência da pobreza e a administração dos bens.

Reservámos, de seguida, uma parte da manhã para reflectir em grupo sobre os nossos sonhos e pontos concretos para o Capítulo Geral.

Na parte da tarde os delegados que acompanharam os Superiores Maiores fizeram uma visita guiada à cidade de Cracóvia, Património da Humanidade desde 1978. Entretanto os Superiores Maiores reuniram-se para tratar de assuntos relacionados com a organização comum da vida da entidades da Europa. Marcámos o próximo encontro, apenas para os Superiores Maiores, para Lisboa, de 11 a 14 de Janeiro de 2015.

Depois do lanche, com a presença de toda a assembleia, lemos e aprovámos a mensagem final.

A eucaristia foi presidida pelo Pe. Jesús Valdezate, Superior Provincial de Espanha, que já não participará no próximo encontro porque está em fim de mandato.

Ao jantar houve os tradicionais discursos e merecidos agradecimentos e cantou-se a também tradicional “bella ciao” ao pessoal da cozinha, como agradecimento pelos bons petiscos com que nos mimaram nestes dias de reunião em Cracóvia.

A comitiva dos países ibéricos terminou dia com uma visita a Cracóvia by night.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress