Superiores Maiores SCJ preparam o Capítulo Geral

Boa parte dos trabalhos deste dia 6 de Novembro foi dedicada aos assuntos relativos ao Capítulo Geral que terá por finalidade fazer uma análise da vida da Congregação, elaborar propostas para o futuro e eleger o Superior Geral e o seu Conselho. O mandato do Governo Geral é de seis anos.

Normalmente os Capítulos Gerais costumam ter um tema que, de certo modo, reflecte a problemática em estudo durante o Capítulo. Fazendo um pouco de história: em 1997 o tema foi “Nós Congregação”; em 2003, “Dehonianos em Missão: Coração aberto e solidário”; em 2009, “O amor de Cristo nos impele”.

Na manhã de hoje, através de trabalhos de grupo por áreas continentais, foi possível reflectir e elaborar um tema consensual que dará origem à frase que será o “slogan” do Capítulo. Vida comunitária, identidade, estilo de vida pobre, internacionalidade e missão são assuntos que necessariamente entrarão na temática do Capítulo Geral.

Em conexão com o Capítulo está a constituição da Comissão Preparatória que tem por missão promover a reflexão do tema nas entidades da Congregação e elaborar o “instrumentum laboris” que fornecerá ao Capítulo a síntese do trabalho de preparação. Hoje estabelecemos critérios que levarão à escolha das pessoas que farão parte da Comissão. Amanhã far-se-á uma votação, cabendo depois ao Superior Geral nomear a Comissão Preparatória do Capítulo, após de obter o consentimento do seu Conselho.

Foram também estabelecidos os critérios de representação das entidades no Capítulo. Para além dos membros de direito, cada entidade (Província e Região) trará os seus delegados que varia consoante o número de religiosos que possui. As entidades com 50 religiosos terão direito a 1 delegado; as entidades de 51 a 150 religiosos terão direito a 2 delegados e as entidades com mais de 151 religiosos terão 3 delegados. Segundo este critério, o Capítulo contará com 32 delegados de direito e 47 delegados eleitos nos Capítulos Provinciais e Regionais das entidades. Os Distritos dependentes do Superior Geral também elegerão os seus delegados seguindo o critério do número de religiosos. A Província Portuguesa far-se-á representar pelo Superior Provincial e por 2 delegados eleitos no Capítulo Provincial. O Distrito de Angola terá direito a 1 delegado eleito em Assembleia Distrital.

Por fim, outro assunto relativo ao Capítulo Geral que ocupou a nossa reflexão de hoje, teve a ver com a duração e a data do Capítulo. Durará 3 semanas e decorrerá de 17 de Maio a 6 de Junho de 2015.

Recolhidas todas estas informações, compete agora ao Superior Geral convocar o Capítulo Geral.

Concluímos mais este dia de trabalhos escutando uma apresentação sobre a realidade Dehoniana no Uruguai, pelo Pe. Marco Grandi e uma conferência do Pe. Paolo Martinelli, religioso Capuchinho, sobre o serviço da autoridade.

Zeferino Policarpo, scj

plugins premium WordPress