Tarde Dehoniana em Alfragide

Na proximidade do 180º aniversário do nascimento do Padre Leão Dehon, no domingo, dia 12 de março, realizou-se no Seminário Nossa Senhora de Fátima a tradicional Tarde Dehoniana. Este ano, a animação musical da Eucaristia e da sessão da tarde coube à ALVD-Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos, que esteve muito bem representada.

O primeiro momento forte da Tarde, na perspetiva das JMJ, foi uma mesa-redonda sobre “O Padre Dehon e os jovens”. Intervierem o Dr. Sérgio Pinto, o Pe. Fernando Fonseca, a Dra. Maria dos Santos (Milú) e o Dr. Pedro Sá Couto que trataram respetivamente os temas: Os Jovens no século XIX, o Padre Dehon e os Jovens, os Jovens e o Voluntariado Dehoniano, a Juventude Dehoniana e as próximas JMJ, em Lisboa.

O segundo momento forte foi a encenação da peça “Dois Leões em Paris”, realizada pelo Grupo Leão Dehon, jovens que acompanhamos espiritualmente e no seu discernimento vocacional. Na encenação, como noutras atividades do Grupo, foi preciosa a colaboração do casal Júlio Pereira e Ana Rita, bem como a do religioso João Souza, desta vez ajudado pelo também religiosos José Pereira. Os dois Leões são Leão Dehon e Leão Palustre, jovens universitários, cristãos fervorosos e empenhados na catequese, nas Conferências de S. Vicente de Paulo e nos Círculos Católicos que, com preocupações vocacionais, acabam por seguir caminhos diferentes: Leão Dehon, o sacerdócio, Leão Palustre, a atividade académica e cultural. Ambos, realizados e felizes, tiverem um papel notável da Igreja e na Sociedade do seu tempo.

Fernando Fonseca, SCJ

plugins premium WordPress