Print Friendly, PDF & Email

Realizou-se no passado domingo, dia 17 de Março, no Seminário de Alfragide a já tradicional Tarde Dehoniana para assinalar o169º aniversário do nascimento do nosso Fundador.

Juntaram-se a nós alguns amigos mais próximos que partilham da nossa espiritualidade e do carisma do Padre Dehon. Estiveram presentes cerca de 80 pessoas, vindas de várias zonas de Lisboa, sobretudo onde a nossa presença pastoral se faz sentir com maior força.

O encontro contou com vários momentos dos quais destacamos: a apresentação da mensagem do Superior Geral para o dia do nascimento do Fundador, pelo Pe. João Chaves; o diálogo com alguns confrades que tornou possível conhecer um pouco da nossa realidade missionária em terras africanas; a apresentação da nossa presença em Angola, pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo, nos Camarões e em Madagáscar, pelos confrades dessas Províncias que se encontram a estudar em Alfragide (Mathias, Daniel e Ando).

Num encontro desse tipo não poderia faltar a Eucaristia. Esta foi presidida pelo Superior Provincial que, na homilia, fez ressaltar a importância do Padre Dehon para a Igreja e para a sociedade dizendo, ainda, que a sua mensagem faz sentido ao homem de hoje, porque leva a todos o único necessário à realização do homem: o Coração de Jesus.

O encontro terminou com um lanche oferecido pela comunidade religiosa do Seminário a todos os participantes que, assim,puderam prolongar um pouco mais o tempo em sadio convívio e uma agradável troca de experiências.

 

Nuno Pacheco, scj