Print Friendly, PDF & Email

Nas Constituições dos Sacerdotes do Coração de Jesus vem expresso, no número 2, que este Instituto é fruto da experiência de Fé do Padre Leão Dehon. Estamos a celebrar e a viver o Ano da Fé. Foi neste contexto que, no passado dia 17 de Março em Alfragide, teve lugar a Tarde Dehoniana que congregou leigos, consagrados e consagradas, jovens e menos jovens para responder a uma questão tão simples mas ao mesmo tempo tão inquietante: na vivência do Ano da Fé, que nos diz a experiência de Fé do Padre Dehon?

Orientados pelo Padre Manuel Barbosa e pela equipa da Família Dehoniana de Lisboa, os presentes foram convidados a ler a Espiritualidade Dehoniana à luz, precisamente, da dimensão da Fé que nos congrega e nos faz membros de uma mesma família carismática.

Nesta tarde os presentes foram desafiados a partilhar, em pequenos grupos, algumas caraterísticas da experiencia de Fé do Fundador; foram convidados a celebrar a Eucaristia, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo; foram convocados à partilha fraterna num lanche oferecido pela comunidade.

Ao fim da tarde reinava a certeza da necessidade de nos juntarmos mais para refletir e saborear a Espiritualidade Dehoniana.

Tiago Pereira, scj