Tarde Missionária em Alfragide

O Dia Mundial das Missões é, para nós Dehonianos, um dia feliz para lembrarmos, rezarmos e apresentarmos aquilo que vamos realizando e apoiando no campo missionário.

Dando início ao Ano Missionário, procurámos, no passado dia 21 de Outubro, proporcionar àqueles que “saboreiam” o nosso carisma uma tarde de reflexão, Oração e convívio em torno deste tema essencial ao nosso SER que são as Missões ad gentes. Pelas 15h, o Padre Manuel Barbosa, o Padre Paulo Coelho e a São (Paroquiana do Bairro da Boavista) deram o tom musical para o nosso superior, Padre Pedro Coutinho, apresentar a mensagem do Papa Francisco para este dia. Seguidamente, num painel variado, o Padre Manuel Barbosa deu-nos uma visão global e eclesial sobre as propostas dos nossos Bispos para este ano missionário e as intenções desse mesmo ano; o Padre Nélio Luciano apresentou dois projetos em que está envolvido, juntamente com alguns leigos de Carnaxide: um no Quénia e outro em Moçambique; a Cândida, da Paróquia do Forte da Casa, partilhou connosco aquilo que foram 9 meses de voluntariado e missão em Angola nas Comunidades Dehonianas. Para finalizar este momento o Mário, a Madalena, o David, o Gonçalo e o Padre David Mieiro deram-nos conta das suas experiências missionárias, ainda que cronologicamente distantes, em Angola, apoiadas pela Associação de Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD).

Findo este momento, partimos para a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Superior, Padre Pedro Coutinho, e onde colocámos como intenção a oração por todos aqueles Dehonianos que experimentam diariamente os desafios da missão in loco.

Finalizámos esta tarde com um lanche ajantarado e com a mesma certeza do nosso Fundador que, mesmo nunca tendo partido em missão ad gentes, se sentia missionário em todos os que enviava e apoiava.

Tiago da Eira Pereira, SCJ

 

[FAG id=11608]

plugins premium WordPress