Domingo, dia 19 de Outubro, foi dia de festa no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, que abriu as portas a todos os seus amigos e benfeitores que connosco quiseram celebrar o Dia das Missões.

Após o acolhimento, houve tempo para aprender e ensaiar alguns cânticos que o Superior da Comunidade, Padre Manuel Barbosa, preparou para este encontro. Logo de seguida, continuou com a apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões e de alguns flashes missionários inspirados na exortação apostólica «A Alegria do Evangelho».

Seguiu-se um tempo de diálogo com alguns jovens que viveram um tempo de experiência nas missões, uns em Angola e outros em Moçambique. Aí, foi possível tomar um contato maior com a realidade das missões e perceber melhor o trabalho que os Sacerdotes do Coração de Jesus por lá desenvolvem. A Associação dos Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD) apresentou os projetos de formação de voluntários para este ano. Foi igualmente significativo o testemunho da Gina, do grupo missionário de Queijas.

A nossa capela encheu-se para a celebração da Eucaristia e, aí, em clima fraterno, também houve tempo para a partilha da Palavra de Deus, para O louvar e agradecer por tantas coisas boas que vai colocando na nossa vida.

O encontro terminou com um lanche ajantarado que a Comunidade religiosa teve o gosto de oferecer a todos aqueles que connosco quiseram passar uma tarde diferente.

Nuno Pacheco, scj