TERÇA-FEIRA DA II SEMANA DO ADVENTO

Do Evangelho segundo S. Mateus (18, 12-14)

 

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Que vos parece?
Se um homem tiver cem ovelhas
e uma delas se tresmalhar,
não deixará as noventa e nove nos montes
para ir procurar a que anda tresmalhada?
E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo
que se alegra mais por causa dela
do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam.
Assim também,
não é da vontade de meu Pai que está nos Céus
que se perca um só destes pequeninos».

 

Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar… A parábola da ovelha perdida é uma exortação a partilharmos a alegria do perdão que Deus concede aos pecadores que se convertem, e a tornar-nos também disponíveis para oferecer o perdão aos outros. Mateus insere esta parábola no seu discurso eclesial, e no contexto das orientações sobre a vida da comunidade: tornar-se pequeno, estar disponível para acolher, cuidar dos que vacilam na fé…

Em coerência com o contexto, Mateus não põe diretamente Deus à procura da ovelha tresmalhada, mas a comunidade. A solicitude pastoral da comunidade torna visível o rosto de Deus, que vai à procura do cristão perdido, do pecador.

Deixar as noventa e nove ovelhas no redil, para ir procurar uma ovelha perdida, é loucura. É a loucura do Deus de Jesus, que há de tornar-se loucura da comunidade, que não deve guiar-se por critérios de eficiência, mas pelo cuidado para com os pequenos, os marginalizados, e os perdidos. O importante é que a comunidade procure aquele que anda perdido e faça por encontrá-lo…

 

Vem, Senhor Jesus! Ajuda-nos a procurar os que andam perdidos, para que possamos encontrá-los, encher-nos de alegria, e alegrar o teu Coração de Bom Pastor.

 

Pensamento do Padre Dehon

Não te deixes mais abater pela tristeza e pela perturbação. Não sabes que Jesus é bom, quer a tua salvação e está pronto a ajudar-te em tudo? Crê nele, tal como é verdadeiramente, o Jesus beneficente, o Jesus dedicado, o Jesus bom Pastor. Crê e espera no Coração de Jesus e não serás confundida. (ASC 429).