TerNoites foi o mote encontrado pela comunidade Religiosa do Instituto Missionário, em Coimbra, para levar a cabo uma proposta de caminhada de Advento. Ter de Terças e noite por se realizar entre as 21h15 e as 23h esta caminhada tem como objetivo proporcionar uma digressão espiritual rumo ao Natal de Jesus com um tempo de oração, reflexão e celebração.

Na primeira semana, com o Padre Fernando Fonseca, meditamos sobre a Espiritualidade do Advento; na segunda, com o Padre Humberto Martins, refletimos sobre a Esperança Cristã; nesta semana, com a colaboração do Padre Miguel Ferreira (Mestre de Noviços da Companhia de Jesus) olhamos para Maria, figura central do Advento e, para terminar, na próxima Terça-Feira (dia 22), com o Padre Eduardo Pereira, a sessão será sobre o ícone da humanidade.

Este tempo de preparação tem proporcionado, quer a comunidade Religiosa quer aos Leigos, uma interiorização mais profunda sobre o verdadeiro sentido de Advento e como ele tem lugar neste tempo de preparação para o Natal.

Tiago Pereira, SCJ